Hyundai não mata Creta Action, mas tira HB20X de linha no Brasil
Fabricante diz que o Creta 1.6 está adaptado ao Proconve L7, mas desistiu de oferecer o aventureiro HB20X em sua linha
Reviravolta na Hyundai. A fabricante sul-coreana não vai tirar de linha o Hyundai Creta Action, que conserva o visual da geração anterior e o motor 1.6 16V de até 130 cv. O motivo para isso seria o Proconve L7, em vigor desde 1° de janeiro, que arrochou as normas de emissões e ruídos para automóveis.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O SUV ainda aparece no site da fabricante como modelo 2021/2022, mas a Hyundai garante que o motor 1.6 já está em conformidade com o PL7.
Quem sai de linha, porém, é o Hyundai HB20X. Não custa lembrar que o HB20 2022 começou a ser lançado em março de 2021 e, enquanto os HB20 e HB20S (sedã) perdiam a opção de motor 1.6 em detrimento ao 1.0 turbo de 120 cv, a versão aventureira ficou de escanteio.
Aparentemente, era exatamente isso que a Hyundai queria. De acordo com o site Mobiauto, o HB20X representava menos de 10% do mix de vendas do compacto.
“Sobre o HB20X, a Hyundai Motor Brasil informa que concentrará as vendas da linha HB20 em seus modelos de maior demanda nas versões hatch (HB20) e sedã (HB20S), além das duas gerações do SUV Creta”, informou a fabricante.
Em outras palavras, desistiram do Hyundai HB20X e de sua proposta aventureira. Seus preços ficavam entre os R$ 81.190 (HB20X Vision) e os R$ 97.590 (Diamond), enquanto o Creta Action custa R$ 102.990. O Hyundai HB20 2023, reestilizado e que será lançado neste ano, não terá versão aventureira.
Como é o Hyundai Creta Action 2022?
O novo Creta 2022 Action mantém o visual antigo do SUV e é equipado com piloto automático, vidros elétricos dianteiro e traseiro e função one-touch (descida) apenas para o motorista, barras longitudinais no teto e sistema de rádio blueAdio com auto-falantes traseiros.
A lista de equipamentos é completada por airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, sistema Start-Stop, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, controle de tração, sistema de frenagem de emergência, assistente de rampa e controles de estabilidade e tração.
O motor é o mesmo de antes. Um 1.6 16V de 130 cv e 16,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas. Na verdade, tornou-se o último Hyundai 1.6 à venda no Brasil.