Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hyundai quer lançar central multimídia mais fina do mundo em 2025

Nova tela combina a tecnologia OLED com uma nova QL para aumentar a qualidade das imagens e reduzir a espessura da tela para até 10 mm

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 4 dez 2023, 18h22 - Publicado em 4 dez 2023, 18h21
 (Divulgação/Hyundai)
Continua após publicidade

Assim como ocorreu com nossas televisões e celulares, a tendência é que as centrais multimídia fiquem cada vez mais finas e tecnológicas com o passar dos anos. E a Hyundai está pronta para dar um passo importante nessa tecnologia.

A montadora coreana prepara para apresentar em janeiro, durante o CES (Consumer Eletronic Show) Las Vegas, uma das feiras de tecnologia mais importantes do mundo, sua nova tela infoentretenimento.

A tela QL, como está sendo chamada, é um projeto da Hyundai Mobis, divisão da montadora responsável pelo desenvolvimento de novos sistemas e equipamentos, e promete ser a central multimídia mais fina do mundo, com apenas 14,5 mm de espessura, mas podendo chegar a 10 mm, como informou a montadora.

Mas não só isso. O nome QL vem da sua nova tecnologia chamada “Quantum Dot and Local Dimming Display”, que melhora a qualidade das imagens ao reproduzir cores mais realistas e aumentar o contraste entre tons claros e escuros. 

Continua após a publicidade
Interior do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ visto da primeira fileira
Nova tela da Hyundai promete uma qualidade de imagem ainda maior que a da Hyperscreen da Mercedes-Benz (Divulgação/Mercedes-Benz)

Essa tecnologia quântica será combinada com a OLED, já utilizada na Hyperscreen da Mercedes-Benz, por exemplo. Ela usa diodos orgânicos emissores de luz, podendo assim iluminar áreas específicas e escurecer outras para obter pretos mais reais e cores mais vibrantes, sem a necessidade de retroiluminação.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A combinação de ambas as tecnologias permite que a tela seja fina desse jeito, como a Hyundai está prometendo. Em abril, a montadora apresentou no Salão de Xangai uma outra tecnologia de tela, que permite expandir seu tamanho e até se ‘esconder’ no painel, de acordo com a necessidade do cliente, e é bem provável que a nova multimídia QL absorva também essa função.

Os planos da Hyundai é de disponibilizar essa tela para produção em 2025 em um carro completamente novo que será vendido nos EUA e Europa. A maior aposta é que seja o SUV elétrico Ioniq 7, já que seu prazo de lançamento bate com o da multimídia, além de ter o requisito de ser um dos próximos modelos mais luxuosos da marca. 

No total, ela terá 27’’ de extensão, indo de uma ponta a outra do painel, mas ainda não sabemos se ela terá os 14,5 mm de espessura ou chegará ao mínimo de 10 mm, como deseja a Hyundai.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.