Depois da substituição de motores para o HB20 e anunciar o novo Creta 2022, a Hyundai confirmou que a partir de 2022 vai construir seus propulsores em território nacional. A produção será feita em uma nova instalação dentro do complexo já existente em Piracicaba, no interior de São Paulo.
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Como explicou o vice-presidente da marca, Ricardo Martins, ao Automotive Business, até que as linhas de montagem e usinagem estejam prontas, os motores virão em kits e serão montados em regime conhecido como CKD. Com o fim das obras, toda a parte de produção será feita na fábrica, exceto pela fundição dos blocos. Para essa última etapa, a Hyundai ainda está à procura de uma empresa terceirizada.
A marca não informou o valor do investimento nem a data certa para o início da produção, já que isso depende diretamente de quais motores serão produzidos por aqui. Segundo o vice-presidente, essas questões estão sendo avaliadas pela matriz e serão reveladas nos próximos meses.
No ano passado, foi divulgado pela prefeitura de Piracicaba um investimento de R$ 350 milhões para a nova fábrica de motores, número não confirmado pela Hyundai.
O 1.0 TGDI é um do mais cotados para ser produzido na nova fábrica. O motor turbo chegou para substituir o 1.6 Flex aspirado nas versões topo de linha dos HB20, HB20S e HB20X, e nas mais básicas do Creta 2022. Por coincidência — ou não — todos os modelos são montados em Piracicaba.
Com a movimentação, o Creta Action (que mantém o visual da linha 2021) se tornará o único Hyundai nacional equipado com o motor 1.6 16V.
Além dos motores, que antes eram fabricados e calibrados na Coréia do Sul, a Hyundai também pretende abrigar centros de desenvolvimento e outros setores nas novas instalações.
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