Hyundai Tucson sai de linha para dar espaço a SUVs da Caoa Chery
Após quinze anos de mercado, fabricante produziu último lote de 500 unidades – mas não há estoque nas concessionárias
![Hyundai Tucson Hyundai Tucson](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/t233ucson-2-0-modelo-2008-da-hyundai-durante-teste-da-revista-quatro-rodas-e1530575510801.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Uma década e meia: será com este tempo de vida que o Hyundai Tucson de primeira geração finalmente deixará de ser vendido como veículo zero-quilômetro no Brasil.
Embora o SUV veterano ainda conste no site oficial da parceria Hyundai Caoa, QUATRO RODAS visitou a fábrica da empresa em Anápolis (GO) nesta quarta-feira (12) e pode afirmar que o modelo já não é mais produzido.
![COMPARATIVO](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Tucson-da-Hyundai-durante-teste-comparativo-dos-utilit%C3%A1rios-esportivos-compactos-feito-pela-revista-Quatro-Rodas.-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Oficialmente, executivos da empresa se limitam a dizer que a produção do velho Tucson segue “a conta gotas”, mas a verdade é que não vimos nenhum exemplar na linha de montagem, sendo que um solitário exemplar foi avistado estacionado no pátio do complexo.
Conversamos com algumas fontes a fim de confirmar as suspeitas, e uma delas afirmou: entre setembro e novembro, um último lote com 500 unidades do modelo foi montado. Ele abastecerá o estoque das concessionárias durante os primeiros meses de 2019. E, só depois disso, a aposentadoria do modelo deve enfim ser oficializada.
![Dossie importados](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Tucson-2.0-modelo-2008-da-Hyundai-durante-teste-da-revista-Quatro-Rodas.-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Outro informante apontou que a área de montagem da carroceria do Tucson já está totalmente desmontada. Em seu lugar, a empresa estabeleceu a linha da qual sairá a nova família de SUVs da operação Caoa Chery, formada pelos Tiggo 5X, 7 e 8.
Assim, o velho Hyundai Tucson deixará o mercado praticamente 15 anos após ter sido lançado, em 2004, sendo nove anos depois de começar a ser montado localmente, o que aconteceu em outubro de 2009.
![Hyundai Tucson GLS Com interior todo cinza e iluminação verde, Hyundai Tucson lembra como eram os carros americanos no início do século](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/04/qr-693-carro-bons-negocios-15.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Tendo como grande trunfo o amplo espaço interno a preço relativamente camarada, o modelo é atualmente oferecido em versão única de acabamento, com motor 2.0 flex de 142/146 cv (gasolina/etanol) e câmbio automático de quatro marchas.
Difícil é encontrar um exemplar zero-quilômetro disponível para compra, já que sua presença nos estoques das concessionárias tem sido cada vez mais rara.
![Tucson-GLS-2.7-V6,-utilitário-esportivo-modelo-2005-da-Hyundai,-testado-pela-rev.jpg](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/09/tucson-gls-2-7-v6-utilitc3a1rio-esportivo-modelo-2005-da-hyundai-testado-pela-rev.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No lugar do Tucson, a Caoa apostará forte na linha Tiggo. Segundo Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery, o complexo de Anápolis já está capacitado para produzir até 30 mil SUVs apenas da marca chinesa por ano.
A meta da operação sino-brasileira é pular dos estimados 10 mil veículos comercializados este ano para mais de 38 mil exemplares emplacados no ano que vem, um crescimento de quase 400%.
![Chery Tiggo 5X BRASIL (1)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/12/chery-tiggo-5x-brasil-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para isso, o já lançado Tiggo 2, produzido em Jacareí (SP), terá o reforço integral do sedã compacto-médio Arrizo 5, também feito na fábrica paulista desde novembro, e da trinca de SUVs na unidade goiana.
O compacto Tiggo 5X estará nas lojas já na segunda quinzena deste mês, enquanto o Tiggo 7 será lançado em janeiro. Já o Tiggo 8 ganhará vida no segundo semestre de 2019.
Ao mesmo tempo, a Caoa seguirá produzindo em Goiás os Hyundai ix35 e New Tucson, curiosamente a segunda e a terceira gerações do velho Tucson.