Ícone do design brasileiro, Anísio Campos criou Puma GT e Dacon 828
Piloto e designer morreu aos 86 anos. Conheça os carros que fizeram dele uma lenda entre os fãs dos carros nacionais
![homem-carro_foto_06](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/homem-carro_foto_06-e1568570334457.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O mais conhecido designer de automóveis brasileiro morreu no sábado à noite (14) aos 86 anos.
José Anísio Barbosa de Campos foi responsável pela criação de mais de 15 modelos brasileiros entre os anos 60 e os anos 90, a maioria deles de produção quase artesanal.
Mas antes de se dedicar à arte de desenhar, Anísio começou sua carreira nas pistas, ainda nos anos 50.
![homem-carro_foto_05](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/homem-carro_foto_05.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como piloto, correu ao lado de lendas do automobilismo nacional, como Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace, Bird Clemente, Chiquinho Lameirão e Luis Pereira Bueno, na época em que os fabricantes de automóveis tinham equipes próprias de corrida. Nos anos 70, chegou a ser chefe da famosa equipe Hollywood.
Foi assim que ele começou a projetar veículos, primeiro os de competição, tendo como o mais célebre deles o Carcará, construído em conjunto com Rino Malzoni: era um carro concebido especialmente para bater o recorde brasileiro de velocidade – com motor 1.1 de 104 cv ele atingiu 213,9 km/h na antiga rodovia Rio-Santos, em 1966.
![carcara-1](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/carcara-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Depois vieram os projetos comerciais, como Puma-DKW (1967), o primeiro buggy brasileiro, Kadron Tropi (1969), Dacon 828 (1982), Engerauto Topazzio (1987) e PAG Nick (1988).
![homem-carro_foto_12](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/homem-carro_foto_12.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para a QUATRO RODAS, Anísio ajudou a criar um automóvel muito especial, o projeto Puma GT 4R, que daria origem a três unidades que seriam sorteadas entre os leitores da revista em 1969.
Com o objetivo de contar a trajetória do designer, a cineasta Raquel Valadares, filha de Anísio Campos, produziu em 2015 um documentário de 73 minutos, intitulado Homem-Carro.
O trailer e mais informações sobre o longa-metragem estão na página oficial homemcarroofilme.com.br
![homem-carro_foto_16](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/homem-carro_foto_16.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como uma singela homenagem ao nome mais importante do design brasileiro, resgatamos um texto publicado na Quatro Rodas de abril de 2013, com sua última entrevista dada à revista, quando ele tinha completado 80 anos, de autoria da repórter Isadora Carvalho.
A antena de Anísio
Anísio Campos dedicou sua vida à criação de carros. Na década de 60, uma de suas criações, o Carcará, bateu o recorde brasileiro de velocidade para carros 1.0, usando a base mecânica de um DKW.
![Puma GT 4R 1](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/puma-gt-4r-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O designer é pai do primeiro buggy brasileiro e foi mentor e piloto titular da lendária equipe Hollywood. Com 18 carros em seu currículo, Anísio completa 80 anos e é reconhecido como um dos primeiros designers da indústria brasileira de automóveis.
Como piloto, Anísio correu nos campeonatos do automobilismo brasileiro nas décadas de 50 e 60 por todas as grandes equipes nacionais, como Vemag, Willys, Simca e Dacon.
![Clássicos – Pag Nick Ressalto no capô para acomodar motor AP](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/06/4rd14037862-tif-e1496355453899.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na época da Vemag, Anísio conta que exercia dupla função: além de piloto, atuava no desenvolvimento dos carros de competição.
“Como os motores não eram muito potentes, o que fazia com que a equipe se destacasse eram as carrocerias com formato aerodinâmico”, diz Campos. Prova disso foi o Carcará, que com 104 cv chegou a 213,9 km/h.
![160812-puma-01.jpg 160812-puma-01.jpg](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/160812-puma-01.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O trabalho de Anísio é marcado pelo traço ao mesmo tempo limpo e arrojado, assim como pela adoção de soluções simples.
“No Carcará, por exemplo, eu descobri que o calor do asfalto entrava por baixo, embaçando os vidros e aumentando a temperatura da cabine, então fiz furinhos na carroceria e resolvi o problema”, afirma Campos.
Logo depois, em 1969, o designer participou do projeto do Puma GT4R, feito sob encomenda para QUATRO RODAS. Foram produzidas três unidades, cada uma presenteada a um leitor.
Entre os modelos que se destacam em sua carreira, estão o buggy Kadron, o minicarro Dacon 828 – conceito que hoje é moda, mas em 1982 era uma grande novidade – e o Puma AC, o primeiro protótipo de competição construído em série.
![Obvio-828-electric-car-Brazil-1.png](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/06/obvio-828-electric-car-brazil-1.png.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Sua última experiência foi a construção de um protótipo elétrico, em 2005, para a empresa brasileira Obvio!, atualmente Vrooom, que busca comercializá-lo.