Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Idade do óleo lubrificante é tão importante quanto a quilometragem?

O fluído tem prazo de troca estabelecido, mas análise mostrou que o tempo não é o mais importante

Por Julio Cabral
Atualizado em 15 mar 2024, 16h22 - Publicado em 1 mar 2024, 10h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A instrução de trocar o óleo com base no tempo é lembrada por muitos motoristas, no entanto, um laboratório de testes mostrou que não é bem assim. Em um experimento feito pelo Blackstone Laboratories, dos Estados Unidos, foi descoberto que o senso comum não está certo.

    O resultado foi divulgado em um podcast da própria instituição. Embora o programa tenha ido ao ar há um tempo, o assunto começou a repercutir mais recentemente, tendo sido explorado por veículos de imprensa estrangeiros.

    Tudo começou quando o apresentador Joe Adams pegou uma garrafa meio cheia do óleo Mobil 10W40 da prateleira. Como o fluido já tinha 14 anos de idade, o host entrou em contato com o fabricante para saber mais. De acordo com a Mobil, o material já não teria as propriedades de lubrificação e proteção do motor, mas sem conseguir explicar as causas. Foi nessa hora que a Blackstone foi atrás. 

    O laboratório testou as características em quesitos como aditivos, conteúdo de água, ponto de ignição, ponto de inflamação, materiais insolúveis e a capacidade de neutralizar o malefício de alguns ácidos. O óleo de 2010 passou com louvor. 

    Continua após a publicidade

    O passo seguinte foi usar vários óleos antigos de outros fabricantes para ver se o resultado era o mesmo. Para tal, carros de idades e quilometragens diferentes serviram de cobaias. 

    Até modelos negligenciados foram aprovados, como é o caso de um Lincoln Town Car que não trocava o óleo há cinco anos. Nem se sabe a quilometragem da última troca, mas ele foi aprovado. O mesmo aconteceu com uma picape F-350 7.3 diesel. Para termos uma ideia da confiança do laboratório, até um Porsche 911 (993, a última e valorizada geração com motor refrigerado a ar) 1995. O esportivo se saiu bem mesmo com o uso de um óleo de dez anos de idade.  No final, a conclusão é que a idade do óleo importa menos do que a quilometragem rodada.

    O resultado do estudo pode impactar significativamente a forma como os proprietários de carros abordam a manutenção, abrindo margem para economizar dinheiro e reduzir o desperdício de óleo, evitando trocas desnecessárias. Mas é importante atentar que os óleos antigos não passaram anos dentro do motor, mas sim dentro de recipientes adequados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.