A Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), entidade estadunidense responsável por cuidar da segurança das rodovias, divulgou nesta sexta-feira (21) um novo teste para avaliar a segurança dos automóveis, além de um novo premio de avaliação máxima, chamado Top Safety Pick + (atualmente, a avaliação máxima era chamada Top Safety Pick, somente).
O novo crash test é chamado small overlap, que consiste em um impacto frontal a uma velocidade de 64 km/h (40mph). Ao invés de uma colisão com toda a área frontal, no entanto, apenas 25% da parte dianteira do veículo atinge o obstáculo sólido, colocando a estrutura do automóvel em uma condição crítica para a proteção dos ocupantes. Em sua primeira rodada de testes, a IIHS avaliou 11 sedãs médios de luxo e 18 sedãs médios de família.
Segundo a entidade, apenas três dos sedãs de luxo obtiveram bom resultado nos testes, enquanto somente dois sedãs médios de família se saíram bem na situação. Entre os avaliados, Honda Accord e Suzuki Kizashi obtiveram nota máxima, enquanto os Toyota Camry e Prius V obtiveram os piores resultados. A IIHS ainda não revelou o nome e detalhes dos demais modelos.