Novo Porsche 911 GT3 RS tem 525 cv e até as portas são de fibra de carbono
Esportivo tem bodykit agressivo e aerofólio gigante e será revelado durante o Monterey Car Week, evento realizado nos Estados Unidos
A Porsche revelou a nova geração do 911 GT3 RS. Trata-se do esportivo de rua mais extremo equipado com motor aspirado, e que será uma das grandes atrações do Monterey Car Week, tradicional evento automobilístico que é realizado na Califórnia, Estados Unidos.
O GT3 da geração 992.2 já tem alterações como a troca da suspensão dianteira, mas o RS ainda aumenta a potência do motor seis cilindros 4.0 de 510 cv para 525 cv, mas não tem opção de câmbio manual de seis marchas. O PDK, de dupla embreagem e sete marchas, é padrão e providencial para conseguir o 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, 0,2 s mais rápido que o GT3 padrão. A velocidade máxima é de 296 km/h.
Mas o talento do 911 GT3 RS sempre esteve mais evidente ao encarar curvas e pode estar ainda melhor graças aos novos elementos aerodinâmicos que não poupam o design do carro. Há tomadas de ar no capô que direcionam o ar para as caixas de roda dianteiras, além das tomadas de ar no para-choque frontal. Também há direcionadores no assoalho do carro para ajudar a rasgar o ar com mais facilidade.
Na traseira, o GT3 RS ainda exibe um enorme aerofólio com suporte invertido e duas aletas, sendo que a superior pode ser ajustada eletricamente como o DRS dos carros de Fórmula 1, de forma a reduzir o arrasto ou aumentar o downforce.
O novo para-choque traseiro tem saídas de ar maiores e difusores encorpados ao lado das duas saídas de escape centrais. De acordo com a Porsche, os esforços aerodinâmicos podem criar 409 kg de downforce a 200 km/h e 860 kg a 285 km/h.
O trabalho da engenharia ainda continua com o uso de portas de fibra de carbono, mesmo material dos bancos esportivos, e com a inclusão de uma gaiola de proteção na cabine. O pacote opcional Weissach ainda pode adicionar capô, teto e gaiola de fibra de carbono.
O GT3 RS ainda tem quatro seletores rotativos no volante para permitir que o motorista (ou piloto) ajuste de forma independente recursos como o a resposta dos amortecedores, o diferencial traseiro e a intensidade dos controles de tração e estabilidade. A cabine não dispensa o revestimento em couro e Alcantara, mas abre mão da central multimídia.
É possível notar ainda que as rodas são de 20 polegadas no eixo frontal. Como de costume, os pisantes do eixo traseiro devem ser maiores, de 21 polegadas. O fato é que o desenho das rodas vermelhas e raiadas tem profundidade e estão de acordo com a pegada hardcore do 911 GT3 RS 2023. Além da fixação central, os pneus Michelin são mais largos que os dos GT3 convencionais? 255 na frente e 335 atrás.
Os freios (os carbono-cerâmicos PCCB são opcionais) também têm discos maiores. E mesmo assim o novo Porsche 911 GT3 RS tem 1.450 kg, ou só 15 kg a mais que o GT3. O preço é bem mais alto, porém: enquanto o GT3 começa em 179.299 euros na Alemanha, o GT3 RS parte dos 229.517 euros.