Importado do Brasil, Renault Kwid sai de linha na Argentina
Marca foi acusada pelo governo de comercializar mais modelos importados do que nacionais, contrariando as regras locais
Prestes a ganhar uma importante renovação visual e mecânica no Brasil, o Renault Kwid deixará de ser vendido na Argentina menos de quatro anos após seu lançamento. O motivo é uma restrição de importação decretada pelo governo local.
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De acordo com informações obtidas pelo Autoblog, a decisão da marca se deu por uma obrigação de priorizar as vendas de veículos produzidos na Argentina, após pressão do governo. Isso porque o Kwid, modelo mais barato e de grande volume da Renault por lá, era importado do Brasil.
Assim, as autoridades locais questionaram a Renault por não cumprir a projeção de produção e exportação, alegando que a empresa era “mais importadora do que produtiva” no país.
Em nota ao site argentino, a fabricante disse que “devido a problemas de disponibilidade gerados por restrições de importação e com o objetivo de promover veículos de fabricação nacional”, foi obrigada a “suspender temporariamente a comercialização do Kwid” no país. A Renault completou o comunicado dizendo que espera, em algum momento, voltar a comercializar o compacto.
Na Argentina, as últimas unidades do Kwid eram vendidas por preços que variavam entre R$ 105.000 e R$ 116.000, na conversão direta atual. Ao todo, desde 2017, 45.556 unidades do hatch foram vendidas no país.
Cara e coração novos
Se os hermanos ficarão sem o compacto, o Brasil ganhará uma versão aprimorada dele. A aparência seguirá a já vista na Índia, com faróis divididos em dois pares na dianteira à la Fiat Toro, com direito a iluminação diurna de leds.
A traseira mudará menos, com um redesenho no para-choque e novo arranjo interno das lanternas. Para elevar a sensação de refinamento, o Kwid 2022 chegará também com direito a rodas de liga leve. Até então, ele só era oferecido com calotas. O interior também passará por alterações.
Outra importante novidade ficará “escondida”. Pelas normas mais rígidas do Proconve, o modelo passará a ser equipado com o mesmo motor 1.0 de três cilindros do Sandero, com até 82 cv de potência — o utilizado atualmente entrega até 70 cv.