Impressões: Pajero Sport fica mais moderno (e caro) que SW4 e Trailblazer
Suvão ajusta visual às pressas e antecipa a nova L200 Triton. Será, ainda, o modelo mais completo do segmento, mas prepare-se para pagar R$ 320.000
![Pajero Sport HPE-S 2021 (29)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-29-e1592322682629.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A variação cambial é implacável. Enquanto alguns fabricantes reveem os planos para seus próximos lançamentos, outros reajustam as tabelas de preços sem dó.
E quem segue com o planejamento fica sujeito ao impacto que o preço pode causar, especialmente se o modelo for importado.
É o caso do novo Mitsubishi Pajero Sport, que chega da Tailândia com o visual repaginado que já antecipa como a L200 Triton, esta com fabricação nacional, ficará nos próximos meses.
E também com o motor 2.4 turbodiesel e o câmbio automático de oito marchas que devem ser inseridos no cofre do motor da picape média.
![Pajero Sport HPE-S 2021 (28)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-28-e1592319913743.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
De quebra, ainda ganhou nova versão com equipamentos de série inéditos na linha 2021. Mas ser o SUV com chassi mais tecnológico do Brasil tem seu preço e ele pode assustar: R$ 318.990.
É verdade que o reajuste nos preços dos concorrentes nos últimos meses não foi pequeno.
O argentino Toyota SW4 SRX Diamond custa R$ 293.990, enquanto o Chevrolet Trailblazer Premier, nacional, custa R$ 257.490. Ambos também serão reestilizados em 2020 e não espere que isso aconteça sem aumento nos preços.
Aos poucos, os três se aproximam dos SUVs de luxo com motor diesel. O Land Rover Discovery Sport SE 2.0 turbodiesel (180 cv) custa R$ 283.950 e o Volvo XC60 Momentum D5 (2.0 de 235 cv) sai por R$ 296.950.
![Pajero Sport HPE-S 2021 (9)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-9.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No caso do Pajero Sport, as mudanças vieram pouco mais de um ano depois do lançamento da nova geração. São prematuras, mas bem vindas.
Os faróis mais estreitos e divididos em duas peças (acima o DRL e fachos baixo e alto, abaixo seta, luz de conversão e faróis de neblina), a grade com barras que voltam a ser paralelas e o novo para-choque deixaram a frente mais agradável.
![Pajero Sport HPE-S 2021 (10)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas o que realmente precisava ser revisto era a traseira. As lanternas, que eram enormes a ponto de avançar sobre o para-choque, agora são apenas grandes e escurecidas.
O que mais atrapalhava era a parte refletiva, que foi reposicionada para um lugar mais harmônico no novo para-choque. Este está mais proeminente, protegendo melhor a tampa do porta-malas no caso de um “totó”.
![Pajero Sport 2020 e 2021](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-2020-e-2021.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por dentro, o console central ficou mais estreito, o que acabou aumentando sensivelmente o espaço para quem viaja nos bancos da frente.
Também aplicaram o mesmo couro dos bancos nos puxadores das portas e os comandos do ar-condicionado automático de duas zonas – que continua com saídas para a segunda e a terceira fileira no teto.
![13_Mitsubishi-Pajero-Sport-2021](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/13_Mitsubishi-Pajero-Sport-2021.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As outras diferenças são exclusivas da nova versão HPE-S e ajudam, de certa forma, a explicar seu preço.
São o quadro de instrumentos digital, com três opções de visualização das informações, e a central multimídia com tela de 8 polegadas – a versão HPE permanece com a de 7″, única com TV digital.
Mas ambas têm conectividade com Android Auto, Apple Caarplay e GPS nativo.
![Pajero Sport HPE-S 2021 (16)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-16.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Pajero Sport HPE-S ainda tem monitor de pontos cegos (com exibição do local obstáculo no quadro de instrumentos), monitor de tráfego traseiro com frenagem e tampa do porta-malas com abertura elétrica, além de piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e teto solar de série.
![Pajero Sport HPE-S 2021 (8)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-8.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Até então, o Pajero Sport era vendido no Brasil apenas na versão HPE por R$ 273.990, mas com piloto automático adaptativo e teto solar de série.
Na linha 2021, os dois equipamentos se tornaram opcionais e somam R$ 8.000 aos R$291.990 cobrados pela versão. Na prática, o aumento foi de R$ 26.000 – ou 9,5%.
![Pajero Sport HPE-S 2021 (18)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-18.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As versões HPE e HPE-S têm em comum sete airbags, controle de descida de rampas, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, chave presencial, controles de estabilidade e tração, sete lugares, faróis de led, rodas aro 18 diamantada e tomada de 120 V com padrão brasileiro e dois USB disponíveis para o banco traseiro.
Novidade para as duas versões é um aplicativo de celular que se conecta ao veículo por meio de Bluetooth. Programando funções como acendimento dos faróis, destravamento das portas e abertura do porta-malas (caso seja elétrica), o comando será executado ao se aproximar do carro.
Onde tudo é como antes
Independente da versão, o Pajero Sport usa o motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm de torque sempre combinado ao câmbio automático de oito marchas – que chegará à L200 quando receber a mesma frente do Pajero Sport.
Há opção de trocas manuais por meio das conhecidas borboletas de alumínio presas na coluna de direção, herdadas do Lancer.
![Pajero Sport HPE-S 2021 (23)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-23.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O motor não é dos maiores e tem 10 cv a menos que o 2.8 do TrailBlazer, mas 17 cv a mais que o 2.8 do SW4 – isso enquanto não passa a ter o novo motor com 204 cv.
Em compensação, é suave e seu barulho é disfarçado pelo bom isolamento acústico.
![Pajero Sport HPE-S 2021 (14)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-14.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quem realmente ajuda no conforto, porém, é o câmbio, que antecipa as trocas para manter o motor trabalhando próximo das 1.000 rpm a maior parte do tempo.
![Pajero Sport HPE-S 2021 (3)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A tração também não passou por mudanças. Por meio do seletor central, é possível escolher entre os modos 4×2, 4X4, 4×4 com diferencial central travado e 4X4 com reduzida.
O diferencial central é, literalmente, um diferencial dos Mitsubishi e permite usar a tração 4×4 de forma permanente, mesmo no asfalto, ao contrário dos concorrentes.
![Pajero Sport HPE-S 2021 (33)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-33.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Já o acerto de suspensão segue controlando melhor a carroceria do que se vê nos concorrentes.
Se por um lado manter nos eixos os quase 2.100 kg exige mais carga nas molas e amortecedores, por outro o Pajero consegue superar valetas e buracos sem sofrimento.
![Pajero Sport HPE-S 2021 (30)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-30-e1592319830891.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Apesar dos vários assistentes eletrônicos que o Pajero Sport incorporou, um componente segue analógico.
É a direção com assistência hidráulica, o que explica seu peso maior em manobras e impede, por exemplo, que um assistente de permanência em faixas atue em conjunto com o piloto automático adaptativo.
![Pajero Sport HPE-S 2021 (32)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-32.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por outro lado, isso não deve ser um problema para o tradicional comprador de Pajero.
Só não deixe que eles descubram que o bom e velho Pajero Full segue à venda com seu 3.2 turbodiesel de 200 cv por R$ 275.990, pois chegou antes de o dólar disparar.
![Pajero Sport HPE-S 2021 (34)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Pajero-Sport-HPE-S-2021-34.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ficha técnica – Mitsubishi Pajero Sport HPE-S 2021
- Preço: R$ 318.990
- Motor: diesel, dianteira, longitudinal, 4 cil. em linha, 16V, 86 x 105,1 mm, 15,5:1,5, turbo, 2.442 cm3; 190 cv a 3.500 rpm, 43,9 mkgf a 2.500 rpm
- Câmbio: automático., 8 marchas, tração 4×4
- Suspensão: duplo A (dianteira) e eixo rígido (traseira)
- Freios: disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)
- Direção: hidráulica
- Rodas e pneus: liga leve, 265/60 R18
- Dimensões: comprimento, 478,5 cm; altura, 180,5 cm; largura, 181,5 cm; entre-eixos, 280 cm; altura livre do solo, 23,6 cm; peso, 2.095 kg; tanque, 68 l; porta-malas, 971 l (com cinco lugares)
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.
![Capa edição 734](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/05/capa_734-e1590776567399.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)