Impressões: Volvo XC40, bonito e bem equipado
Compacto sueco entra na faixa de maior volume do segmento dos SUVs, onde estão Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA
A Volvo nasceu em 1927 com a proposta de fazer automóveis desenvolvidos para a Suécia, que entre outras particularidades tem um clima extremo e, naquele tempo, péssimas estradas de terra. Atualmente, sua missão é outra: fazer carros desejados por consumidores de todo o mundo.
Um sinal dessa mudança de compromisso é o lançamento do XC40, um modelo para o segmento que mais cresce no planeta, o dos SUVs.
Lançado em setembro de 2017, na Europa, o XC40 chega ao Brasil no final de março de 2018. À primeira vista, o XC40 cativa pelo design jovial – no passado, a Volvo não era de fazer carros de magnetizar olhares –, salvo exceções como o P1800, de 1961, e o C70, de 1996.
Com suas formas originais, o XC40 entra para a galeria dos modelos em que o estilo se destaca antes do que qualquer outra qualidade – nesse grupo estão Kia Soul e Land Rover Evoque.
Seu design ousa na grade frontal vertical, na coluna traseira triangular e nas caixas de rodas salientes como as de um carrinho de Hot Wheels.
O XC40 é o primeiro SUV pequeno da Volvo. Seu porte é de Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA, seus rivais de segmento. Por dentro, ele é menos ousado esteticamente. Mas a vontade de agradar o consumidor universal se manifesta na preocupação em ser funcional.
As laterais das portas, por exemplo, ganharam espaço ampliado no porta-objetos com a retirada dos alto-falantes (que agora estão sob o painel). Além de maior, o espaço foi revestido por um tipo de carpete que serve para proteger os objetos e absorver ruídos.
A lista de cuidados é grande e, com tantas comodidades, a vida a bordo é das melhores. O motorista tem tudo à mão, além de boa visibilidade (a coluna traseira larga não atrapalha), e os passageiros gozam de bom espaço e bancos confortáveis.
No Brasil, o SUV terá três versões: XC40, XC40 Momentum e XC40 R-Design.
A primeira terá o motor T4 (2.0 de 190 cv) e as outras, o T5 (2.0 de 254 cv). Sempre com câmbio automático de oito marchas. A tração será 4×2 na primeira e 4×4 nas demais.
O XC40 é bem equipado desde a versão mais simples. O pacote de série inclui o Sensus Conect (reúne os dispositivos de navegação, conectividade e entretenimento, com tela central de 9 polegadas, painel de instrumentos configurável de 12,3 e sistema de som de 80 W), ar-condicionado, sensor de estacionamento, faróis full-led e o conjunto de dispositivos de segurança (alerta de mudança de faixa, frenagem automática, proteção contra saída involuntária da estrada, ESP, auxílio de partida em rampas e assistente em declives).
A Momentum acrescenta sistema de som de 250 W, carregamento de celular por indução, ar-condicionado dual zone, câmera de estacionamento e seletor de modos de condução (Eco, Confort, Off-road, Dynamic e Individual).
E a R-Design completa a lista com sistema de som Harman Kardon de 600 W, leitor de placa de trânsito, teto solar, trocas de marcha no volante, piloto automático adaptativo e direção semiautônoma (que controla acelerador, freio e direção, sob supervisão do motorista).
O acabamento também varia de acordo com a versão. Mas desde a básica o XC40 já tem bancos de couro e painel com revestimento macio. As demais incluem apliques de alumínio ou madeira no painel e nas laterais das portas e nobuck nos bancos (no caso da R-Design). O teto de cor diferente só está disponível para as versões mais caras.
Na Momentum, ele é branco, na R-Design, preto. Os preços – R$ 169.950 (XC40), R$ 189.950 (Momentum) e R$ 209.950 (R-Design) – são interessantes, quando comparados aos dos rivais.
Em nosso test-drive, o XC40 R-Design apresentou a direção comunicativa e rápida, que convida a interagir. A suspensão macia, por sua vez, privilegia o conforto sem isolar o motorista da via.
Não fizemos medições, mas o desempenho do XC40 nos agradou – embora o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, divulgado pela fábrica, nos pareça otimista.
Em nossa pista, rivais como BMW X-1 SDrive 2.0 e Mercedes GLA 250 empataram com o tempo de 7,8 segundos.
Ao final das contas, pelo que vimos, no conjunto, com esse SUV a Volvo deve atingir seu objetivo de agradar aos brasileiros.
Veredicto
Bonito, funcional e bem equipado, o XC40 tem todos os recursos para cair no gosto do público brasileiro.
FICHA TÉCNICA – VOLVO XC40
- Preço: R$ 209.950
- Motor:gas., diant., transv., 4 cil., 16V, turbo, 1.969 cm3, 82 x 93,2 mm, 10,8:1, 254 cv a 5.500 rpm, 35,7 mkgf entre 1.800 e 4.800 rpm
- Câmbio: automático, 8 marchas, tração integral
- Suspensão: McPherson(dianteira), multilink (traseira)
- Freios: discos nas quatro rodas
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: 245/45 R20
- Dimensões: largura, 186,3 cm; altura, 165,2 cm; entre-eixos, 270,2 cm; peso, 1.733 kg; tanque, 54 l; porta-malas, 460 l
- Desempenho: 0 a 100 km/h em 6,5 s, vel. máx., 230 km/h