A família de carros elétricos da Audi está crescendo tanto que até gera um pouco de confusão. Ela já tem um SUV elétrico, o Audi e-tron, e já prepara a apresentação de mais um. O inédito Q5 e-tron teve seu visual revelado antes da hora pelo departamento de patentes chinês.
Ele chegou a ser antecipado pelo Audi Shanghai Concept, apresentado em abril. Em sua versão de produção, será mais barato que o Audi e-tron, e posicionado entre o futuro Audi Q4 e o Q7.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Baseado na plataforma MEB, o Q5 e-tron terá versão com dois motores e tração integral, gerando 306 cv e 31,7 kgfm. Essa configuração, provavelmente, será reservada para uma versão topo de linha.
Outras duas versões com apenas um motor e tração dianteira também estarão disponíveis. Para a intermediária, espera-se potência próxima aos 200 cv. Já o modelo de entrada, deve ter cerca de 178 cv. O conceito teve alcance anunciado de 560 km (baseado nos ciclos de testes da WLTP).
Imagens de uma mula de testes, muito próxima da versão de produção, assim como a de patentes registradas na China, já circulam pela internet. Diferente daquele que foi mostrado em abril, foi possível ver o interior (o modelo apresentado na China tinha vidros escurecidos) do conceito camuflado. O display digital e a tela de multimídia flutuante tornam o layout muito semelhante ao do Audi Q4.
Na parte externa, é possível encontrar muitas semelhanças com o Shangai Concept, principalmente nos faróis de LED e luzes diurnas. Na traseira, ele tem uma faixa de LED que interliga as lanternas, além de um spoiler.
Tudo indica, porém, que o Q5 elétrico será exclusivo para o mercado chinês e posicionado entre o Q4 e o Q7. Ele baseado na plataforma MEB do Volkswagen ID.6, que também é vendido na China e tem o mesmo comprimento, 4,86 metros.
Enquanto isso, os Estados Unidos terão o Q6 e-tron, um outro SUV, mas que que compartilhará a mesma plataforma do futuro Porsche Macan EV.