A Jaguar deu início a pré-venda da nova geração do XF, que terá as primeiras unidades entregues, segundo a marca, até o próximo mês de março de 2016. Totalmente renovado, o modelo chega em três configurações: Prestige (R$ 264 700), R-Sport (R$ 288 600) e S (R$ 381 100).
Visualmente, o sedã médio da Jaguar adotou estilo mais esportivo em relação à antiga geração, com perfil mais esguio e coeficiente aerodinâmico de 0,26. O desenho se assemelha ao já visto no irmão menor XE, já à venda no Brasil. O destaque fica para a nova construção do XF. Sua estrutura, com 75% de alumínio, ficou até 190 kg mais leve. Também houve uma redução no comprimento do sedã, que ficou 7 mm mais curto. Apesar disso, o entre-eixos cresceu 51 mm, melhorando o espaço para pernas e joelhos.
Serão três as versões do XF. Por R$ 264 700, a configuração de entrada Prestige será equipada, de série, com faróis bixenônio, rodas 18 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, piloto automático, central multimídia InControl com navegador GPS, sistema de áudio Meridian, assistente de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré.
Em seguida, a intermediária R-Sport (R$ 288 600) acrescenta revestimento interno em duas cores, acerto de suspensão esportivo, além de elementos estéticos que dão maior agressividade ao XF, como aerofólio, saias laterais, emblema R-Sport na carroceria e em detalhes internos (como no volante), pedaleiras esportivas e soleiras exclusivas.
Por último, a topo de linha S (R$ 381 100) rodas de 19 polegadas com pinças de freio vermelhas, aerofólio e saias laterais exclusivos, head-up display, detector de pontos cegos, assistente de estacionamento 360°, Smart Key System e som Meridian com 11 alto-falantes e 380W.
O conjunto mecânico é o mesmo para as duas versões iniciais, sendo diferenciado para a mais cara. Com isso, o XF Prestige e o R-Sport são equipados com motor 2.0 turbo de 240 cv de potência e câmbio automático ZF de oito marchas. Já o XF S carrega um V6 3.0 de 380 cv de potência que leva o sedã de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. A velocidade, porém, é limitada a 250 km/h.
LEIA MAIS:
– Teste: Jaguar XE R-Sport
– Impressões: novo BMW Série 7