Se houvesse um prêmio para o carro mais bonito do ano, ele provavelmente ficaria com o F-Type Coupé. Apresentado ao mundo no Salão de Los Angeles, o carro é muito mais do que uma versão fechada do F-Type Roadster. E não é só por causa do design.
>> Veja a galeria de fotos do F-Type Coupé
Desempenho é a principal qualidade deste novo bólido inglês. A versão mais ”acessível” usa o motor V6 do roadster: com 340 cv, ele leva apenas 5,1 segundos para chegar aos 100 km/h e vai até os 275 km/h. A versão S traz uma configuração mais apimentada do V6, com 380 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e velocidade final de 275 km/h.
>> Confira tudo sobre o Salão de Los Angeles!
A cereja do bolo vem no F-Type Coupé R, com o mesmo motor 5.0 V8 Supercharged de XKR-S, XFR-S e do conceito Project7, mostrado no Festival de Goodwood. São 550 cv à disposição do motorista, suficientes para fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em quatro segundos e levá-lo aos 299 km/h. Todas as motorizações são combinadas à transmissão automática de oito velocidades desenvolvida pela ZF, com opção de trocas sequenciais por paddle-shifts.
O estilo lembra bastante o conceito C-X16, mostrado no Salão de Frankfurt de 2011. A sinuosa carroceria tem perfil esguio e praticamente sem remendas. Para conseguir eliminar completamente as colunas ”B”, os engenheiros da Jaguar utilizaram um tipo de composto de alumínio de alta resistência nas colunas ”A” e ”C”. O teto pode ser de alumínio ou vidro, mantendo a rigidez torcional no mesmo nível independente do material escolhido. É impossível não se lembrar do clássico E-Type olhando para o novo modelo da Jaguar.
Com lançamento agendado para o primeiro trimestre de 2014, o F-Type Coupé será até 4 mil dólares mais barato que o Roadster, dependendo da versão escolhida.