Jaguar vai restaurar e vender exemplares originais do E-Type
Programa 'Reborn' segue padrões de originalidade dos anos 60; cada exemplar vai custar no mínimo R$ 1,12 milhão
A Jaguar Land Rover vai restaurar 10 exemplares do E-Type, um dos modelos mais icônicos da história da Jaguar – e também um dos carros mais belos da história da indústria automobilística.
A iniciativa faz parte do programa Reborn, que já transformou antigos Land Rover Series 1, Range Rover e Jaguar XKSS D-Type em veículos impecáveis. O trabalho de restauro seguirá todos os parâmetros de originalidade dos anos 60, deixando o veículo como se estivesse acabado de sair da linha de montagem.
O primeiro E-Type a passar pela transformação foi um Coupé originalmente exportado para a Califórnia em maio de 1965. Depois de rodar 78 mil milhas (ou aproximadamente 125.528 km), o esportivo deixou de circular em 1983 – e permaneceu parado desde então.
A equipe de restauradores da Jaguar Classic manteve o maior nível de originalidade possível. Apenas peças que pudessem comprometer a segurança dos ocupantes foram substituídas por componentes novos fabricados pela própria empresa. Foi o caso de alguns painéis da carroceria vítimas de corrosão, que foram substituídos por novas peças feitas através de engenharia reversa.
Todos os exemplares podem receber “opcionais” empregados em modelos mais recentes do E-Type, como um sistema de refrigeração mais eficiente, câmbio com marchas sincronizadas e pinças dianteiras de freio da segunda geração do esportivo.
O primeiro E-Type restaurado pela Reborn será apresentado ao mundo durante a Techno Classica (uma das maiores feiras de antigomobilismo do mundo), na Alemanha. Quem quiser levar para casa um desses raros exemplares precisará desembolsar pelo menos 285 mil libras esterlinas, o equivalente a quase R$ 1,12 milhão.