A Jeep apresentou sua programação de lançamentos de carros elétricos quinta-feira (8). Entre as principais novidades, a fabricante mostrou dois modelos que serão vendidos globalmente: o inédito Recon, algo como um Wrangler elétrico, e o novo Wagoneer. Além disso, a marca revelou o nome de seu próximo lançamento: o Jeep Avenger é menor que o Renegade e será lançado primeiramente na Europa.
O SUV, cujo nome deve agradar aos fãs da Marvel, carrega o status de primeiro veículo 100% da marca norte-americana. Ele será apresentado oficialmente no dia 17 de outubro, durante a abertura do Salão de Paris. Já a estreia no mercado está prevista para o começo de 2023. Além da Europa, também está prevista a venda do modelo no Japão e na Coreia do Sul.
A fabricante não divulgou dados técnicos sobre o modelo que será fabricado em Tychy, na Polônia. O único dado relevado é relativo à autonomia, que deverá ser de 400 quilômetros. Sabe-se, porém, que sele será baseado na plataforma CMP usada pelo novo Peugeot 2008.
Jeep Recon
Já a dupla Recon e Wagoneer será comercializada primeiramente na América do Norte, onde serão fabricados a partir de 2024. No entanto, clientes dos Estados Unidos poderão fazer reservas já em 2023, quando ambos serão apresentados oficialmente.
Com estilo quadradinho, o Recon será oferecido somente em versões elétricas e terá todas as tecnologias off-road da Jeep. Segundo o CEO da marca, Christian Meunier, o SUV “consegue atravessar a poderosa Rubicon Trail, uma das trilhas off-road mais desafiadoras dos EUA, e chegar ao final da trilha com autonomia suficiente para voltar à cidade e recarregar.”
O modelo será equipado com sistema de tração Select-Terrain, ganchos de reboque, pneus específicos para o off-road, diferencial blocante e-locker, sistema multimídia Uconnect de última geração, além de portas e vidros removíveis.
Jeep Wagoneer S
Já o outro lançamento representa a extensão da família Wagoneer. Chamado de Jeep Wagoneer S, o modelo global terá um motor de 600 cv de potência. Desta forma, o SUV é capaz de cumprir com um quarto de milha (0 a 96 km/h) em 3,5 segundos. Segundo a Jeep, o modelo terá ainda autonomia de 644 quilômetros.
O SUV de porte superior a um Compass terá grade iluminada, lanternas interligadas, teto-solar e uma pegada mais luxuosa em relação aos demais lançamentos.
Além de uma versão totalmente elétrica, o Wagoneer também terá uma opção híbrida, chamada de 4xe, que contará com alcance próximo dos 500 quilômetros.
As novidades fazem parte do plano da Jeep de tornar-se a marca líder global na venda de SUVs eletrificados. Para cumprir com o objetivo, a montadora adiantou que vai lançar quatro modelos totalmente elétricos na América do Norte e na Europa até 2025.
Em seu continente de origem, a marca prevê que 50% das vendas será somente de elétricos até 2030. Para o mesmo período, a projeção é de que 100% do portfólio seja de elétricos no mercado europeu.
E o Brasil?
A fabricante não mencionou qualquer data prevista para o lançamento dos modelos globais no Brasil. Em comunicado oficial, a única menção ao País é relacionada à linha de híbridos 4xe. O Compass foi lançado recentemente, enquanto o Cherokee será o próximo a aportar em nosso mercado ainda neste ano.
Também está prevista a chegada do Renegade híbrido, mas isso só deve ocorrer em 2023.