Jeep Compass 2022 com 1.3 turbo de 185 cv tem pré-venda por R$ 162.990
SUV médio será lançado oficialmente em maio com novo motor de 185 cv e 27,5 kgfm de torque com câmbio automático de seis marchas; diesel estreia mais tarde
Renovado e com novo motor 1.3 turbo, o Jeep Compass 2022 está em pré-venda a partir de hoje (5). São 1.000 carros disponíveis, todos da série especial 80 Anniversary, que marca os 80 anos da Jeep e custa R$ 162.990.
Quem já tem um Jeep Compass terá prioridade de dois dias na pré-venda e o usado será avaliado pela tabela Fipe. Para garantir a pré-venda é preciso dar sinal de R$ 3.000 e a marca se compromete a entregar o carro em 30 dias a partir do lançamento, previsto para maio.
Esta série especial se destaca por ter detalhes externos escurecidos na cor grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além apliques “80th” por fora e por dentro. Estará disponível nas cores Prata Billet, Preto Carbon, Azul Jazz, Branco Polar, Verde Recon e Cinza Granite (inédita).
A série 80 Anniversary, porém, será produzida pelo menos ao longo de todo ano de 2021 e a marca não descarta seguir produzindo ela nos próximos anos. A versão será posicionada entre a versão Longitude e a topo de linha Limited, mas já tem faróis full LED e a nova central multimídia de 10’1” com a plataforma Adventure Intelligence e integração sem fio com Android Auto e Apple Carplay.
Logo T270 destaca o novo motor 1.3 turbo flex
A Jeep parece ter adotado torque em newton-metro como padrão da marca a partir deste momento e não é sem motivo. Em vez de identificar o motor 1.3 GSE Turbo, usa seu torque para identificá-lo. O logotipo T270 na traseira representa os 270 nm, ou 27,5 kgfm (com álcool e gasolina), do novo motor que gera até 185 cv com etanol. O novo motor é combinado ao câmbio automático de seis marchas.
O motor 2.0 turbodiesel, que terá mudanças como o uso de arla 32 para conter as emissões, só volta à gama de versões em junho.
O que muda no Jeep Compass 2022?
O novo Compass 2022 não muda tanto por fora. O para-choque dianteiro é novo, a grade foi discretamente redesenhada e há opção dos novos faróis serem full-led, assim como as novas lanternas traseiras. Os faróis de neblina também são de leds e estão menores.
As mudanças mais profundas estão na cabine. O painel tem linhas mais horizontais, com saídas de ar-condicionado mais estreitas. Além disso, há novas opções de centrais multimídias e que dão ótimas pistas de como será a novo SUV da Fiat, atualmente chamado Progetto 363.
Uma das principais mudanças é na central multimídia, que recebe duas opções: a primeira delas, da versão Sport, é igual à do 363, com tela de 8,4 polegadas, enquanto a maior traz display de 10,1 polegadas. Ambas as variantes contam com a nova interface Uconnect. Ainda tem suporte às versões sem fio de Android Auto e Apple CarPlay e carregamento por indução de 15W nas versões mais caras.
Haverá comunicação mútua entre carro e telefone: do aparelho será possível rastrear o novo Jeep Compass (com funções especiais em caso de roubo), manter controle detalhado de quilometragem, viagens feitas e consumo, e se informar em tempo real de dados como combustível, bateria e temperatura dos fluidos.
Esse serviço já foi brevemente anunciado ao Brasil e será batizado de Adventure Intelligence. Compatível até com smartwatches, o app também poderá definir alertas de velocidade e tempo de condução para prevenir fadiga. O Compass e o Renegade ainda aproveitam a parceria com a TIM também, oferecendo pacotes de dados ao hotspot Wi-Fi do carro mediante assinatura.
Destaque à parte, o quadro de instrumentos do Compass terá três versões, começando com uma bem básica, de indicadores analógicos e tela de 3,5’’ para o computador de bordo, na versão Sport.
Versões Longitude e Limited, por sua vez, trarão somente indicadores digitais, numa tela de 7’’ (também presente no Progetto 363) enquanto as versões Trailhawk e S, de topo, terão um painel de instrumentos de 11,25 polegadas – maior do que a própria central multimídia.
Com resolução Full HD, o ‘painelzão’ terá até 12 configurações diferentes, permitindo ao motorista enxergar o que mais importa no contexto de sua viagem.
O volante também mudou, e se você acha que já viu ele em algum lugar não está errado: é praticamente o mesmo volante do Progetto 363, apresentado na websérie que a Fiat promove para o lançamento do carro.
Preços e prazo de lançamento
Sem data oficial de lançamento no Brasil, o novo Compass será lançado em maio com o motor 1.3 flex e em junho com o 2.0 turbodiesel atualizado, mantendo a tração 4×4 e o câmbio automático de 9 marchas.
Além da edição especial Limited 80th Anniversary, terá a a versão de entrada Sport com preços ao redor dos R$ 140.000, seguida pela Longitude, Limited, Série S e Trailhawk com motor turbodiesel, que passaria dos R$ 240.000.
Ficha técnica do novo Jeep Compass 2022
- Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, 1.332 cm³, 180 cv e 27,5 kgfm (gasolina) | turbodiesel, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.956 cm³; 16V, 203 cv*, 40 kgfm*
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira (flex) | automático, 9 marchas, tração dianteira ou integral (diesel)
- Suspensão: McPherson com braço inferior (dianteira), multilink com subchassi (traseira)
- Freios: discos (dianteira/traseira)
- Dimensões: comprimento, 440,5 cm; altura, 164,0 cm; largura, 181,8 cm; entre-eixos, 263,6 cm; tanque, 60 l
*Valores estimados
Fotos do Jeep Compass 2022
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.