O Brasil foi o primeiro país no mundo a produzir e vender a atual geração do Jeep Compass, em 2016, mas será um dos últimos a receber a (discreta) atualização visual do modelo. Por outro lado, a hora não poderia ser melhor: os ares de novidade serão essenciais para enfrentar a concorrência dos rivais Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
A reestilização do Compass já está em pré-venda por aqui, mas sua chegada oficial às lojas só deverá acontecer em maio. Para dar um novo fôlego ao SUV, a Stellantis seguiu a mesma estratégia da nova Fiat Toro: traseira quase sem novidades, dianteira com mudanças mais perceptíveis e interior completamente renovado.
Visto de traseira, apenas a configuração interna das lanternas mudou. De frente, o para-choque ganhou uma abertura que vai de um lado a outro e abriga os faróis de neblina, agora menores, nas extremidades, a grade superior foi redesenhada e os faróis têm novo formato, além de iluminação por LEDs. De lado, apenas os desenhos das rodas mudam.
A grande mudança está no interior do SUV, com uma aparente evolução em qualidade de construção e materiais. Tudo mudou: volante, painel (com formas similares às do novo Fiat 500), central multimídia (agora “flutuante”), console central e quadro de instrumentos (agora com opção de mostradores totalmente digitais).
Motores
Diferentemente da Toro, que permanecerá utilizando o motor 1.8 flex aspirado na versão de entrada, o Compass deixará o 2.0 flex no passado. No lugar dele, estará o GSE T4, ou seja, o aguardado 1.3 turbo flex com até 185 cv de potência e 27 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de 6 marchas.
Para identificar as unidades equipadas com a novidade, a Jeep batizou as versões com a nomenclatura “T270”, seguindo a tendência já utilizada pela Volkswagen. A letra “T” diz respeito ao turbo, enquanto o número 270 faz referência aos 270 Nm de torque, unidade pouco usada no Brasil.
O motor a diesel, por outro lado, não sofreu modificações, diferentemente do que era esperado. Ele segue com 170 cv e 35,7 kgfm. Por ser turbodiesel e ter 350 Nm de torque, recebeu o apelido de TD350.
Preços do Jeep Compass 2022 (Brasil)
- Compass Sport 1.3 Turbo – R$ 139.990
- Compass Longitude 1.3 Turbo – R$ 154.990
- Compass Limited 1.3 Turbo – R$ 176.990
- Compass Longitude 2.0 Turbodiesel 4×4 – R$ 196.990
- Compass Limited 2.0 Turbodiesel 4×4 – R$ 216.990
- Compass Trailhawk 2.0 Turbodiesel 4×4 – R$ 216.990
Preços do Jeep Compass 2022 (São Paulo)
- Compass Sport 1.3 Turbo – R$ 144.647
- Compass Longitude 1.3 Turbo – R$ 160.146
- Compass Limited 1.3 Turbo – R$ 182.878
- Compass Longitude 2.0 Turbodiesel 4×4 – R$ 203.630
- Compass Limited 2.0 Turbodiesel 4×4 – R$ 224.304
- Compass Trailhawk 2.0 Turbodiesel 4×4 – R$ 224.304
Versões, equipamentos e opcionais do Compass 2022
- Compass Sport 1.3 Turbo:
Central multimídia com tela de 8,4 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, rodas de liga leve aro 17, acendimento automático dos faróis, alarme, luzes diurnas em LED, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, senso de chuva, piloto automático, limitador de velocidade, retrovisores elétricos e monitoramento de pressão dos pneus.
Opcionais: bancos em couro (R$ 2.583) e Pack Protection, com protetor de cárter, para barro dianteiro e traseiro (R$ 982).
Preço completo: R$ 145.840 (1.3)
- Compass Longitude (1.3 Turbo e 2.0 Diesel):
Equipamentos da versão anterior, mais central multimídia de 10,1 polegadas, rodas aro 18, bancos de couro, quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas, aletas para trocas de marcha atrás do volante e retrovisor interno eletrocrômico.
Opcionais: couro cinza SteelGray (R$ 1.653), Pack 80 Anos, com acabamento externo em grafite, central multimídia de 10,1”, Android Auto e Apple CarPlay wireless e wifi, park assist, partida remota e sistema de som Beats de 506W (R$ 8.266), Pack Protection, com protetor de cárter, para barro dianteiro e traseiro (R$ 982), e teto solar panorâmico (R$ 9.196).
Preço completo: R$ 219.240 (2.0); R$ 176.840 (1.3)
- Compass Limited (1.3 Turbo e 2.0 Diesel):
Equipamentos da versão anterior, mais rodas de 19 polegadas, sete airbags, park assist, partida remota do motor, monitoramento de pontos cegos, retrovisores com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos e teto pintado de preto.
Opcionais: couro marrom Arizona (R$ 1.653), Pack High Tech (a fabricante não detalha o conteúdo, R$ 9.900), Pack Protection, com protetor de cárter, para barro dianteiro e traseiro (R$ 982), e teto solar panorâmico (R$ 9.196).
Preço completo: R$ 241.140 (2.0); R$ 200.740 (1.3)
- Compass Trailhawk 2.0 Turbodiesel 4×4:
Equipamentos da versão anterior, mais rodas aro 17 com pneus de uso misto, adesivo no capô, suspensão off-road, protetores de cárter, de tanque de combustível e de transmissão.
Opcionais: Pack High Tech (R$ 9.900) e teto solar panorâmico (R$ 9.196).
Preço completo: R$ 238.190
Amplo teto solar também marcará presença no projeto 598, com espaço para ser ainda maior
Ficha técnica
Compass 1.3 Turbo:
- Preço: a partir de R$ 144.647
- Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, 1.332 cm³, 180 cv e 27,5 kgfm (gasolina)
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson com braço inferior (dianteira), multilink com subchassi (traseira)
- Freios: discos (dianteira/traseira)
- Dimensões: comprimento, 440,5 cm; altura, 164,0 cm; largura, 181,8 cm; entre-eixos, 263,6 cm; tanque, 60 l
Compass 2.0 Diesel:
- Preço: a partir de R$ 203.630
- Motor: turbodiesel, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.956 cm³; 16V, 170 cv, 35,7 kgfm
- Câmbio: automático, 9 marchas, tração dianteira ou integral (diesel)
- Suspensão: McPherson com braço inferior (dianteira), multilink com subchassi (traseira)
- Freios: discos (dianteira/traseira)
- Dimensões: comprimento, 440,5 cm; altura, 164,0 cm; largura, 181,8 cm; entre-eixos, 263,6 cm; tanque, 60 l
Fotos do Compass 2022
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