O Jeep Compass 4XE foi a primeira incursão da fabricante norte-americana entre os carros eletrificados, mas logo se tornou uma dor de cabeça. Com preço elevado e baixa autonomia elétrica, o Compass híbrido plug-in não vingou no Brasil. Agora, fazem uma queima de estoque com preço quase R$ 100.000 abaixo da tabela.
Importado da Itália, o Compass 4XE foi lançado em abril de 2022 por R$ 349.990, valor que acabou se provando muito elevado para o nível de tecnologia e autonomia do modelo. Por isso, faz mais de um ano que o Compass 4XE é vendido com descontos. O preço mais baixo até então foi R$ 287.640. Agora, a Jeep já anuncia o modelo por R$ 250.000.
Na prática, agora o Jeep Compass híbrido custa tanto quando um Compass diesel: o Compass Longitude Dark TD350 4×4 está tabelado em R$ 249.990. Mas o Compass 4XE é da versão Série S, que com o motor 1.3 turboflex de 185 cv custa R$ 243.390. É como se estivessem cobrando R$ 6.610 pela mecânica híbrida.
O Jeep Compass 4xe tem o motor turbo 1.3 a gasolina de 180 cv e 27,5 kgfm de torque combinado com um elétrico de 60 cv e 25,5 kgfm. Este é montado no eixo traseiro e capaz de levar o SUV até 130 km/h sozinho. Junto deles, um pequeno motor-gerador elétrico está junto ao motor a combustão, dando suporte e auxiliando na recuperação de energia.
Combinando todos os motores, o SUV tem 240 cv e é capaz de ir de 0 a 100km/h em 6,8 segundos. Confira o comparativo entre a versão flex e a versão híbrida. A bateria de 11,4 kWh garante autonomia elétrica de 44 km, o que é pouco frente aos rivais lançados depois por preço menor, como o Haval H6 PHEV (R$ 269.990) e o BYD Song Plus (R$ 239.990).
Quanto a equipamentos, o Compass 4xe vem com câmeras para visão 360°, além do sistema de som da Alpine com 506 Watts, central multimídia de 10”, assistente virtual Alexa, Android Auto e Apple CarPlay.
Os sete airbags, piloto automático adaptativo, assistente de permanência de faixa, frenagem autônoma de emergência, alerta de pontos cegos também estão presentes no veículo. Assim como detector de cansaço do motorista e reconhecimento de placas de trânsito.