Jeep Compass também tem investigação sobre possível recall nos EUA
A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos também investiga defeitos de Honda CR-V e das Ram 2500 e 3500
A NHTSA, a Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos, abriu um processo para investigações de segurança para os Honda CR-V, as picapes Ram 2500 e 3500, e o Jeep Compass, todos por questões envolvendo perda de potência e frenagem.
O processo é uma avaliação preliminar, o primeiro passo antes de tentar forçar recalls dos veículos relacionados a essa falha. No caso, seriam 1,72 milhão de CR-V, 390.077 unidades das Ram 2500 e 3500 e 230.000 unidades do Jeep Compass.
De acordo com os documentos da NHTSA, houve 15 reclamações de consumidores a respeito de uma mensagem no computador de bordo alertando sobre alta temperatura do líquido de arrefecimento, seguido pelo desligamento imediato do motor. Muitos proprietários relataram que o carro seguia funcionando normalmente quando religado. O motor não estaria fervendo, como o carro indicava.
O defeito está relacionado especificamente aos Jeep Compass fabricados em 2019 e 2020. As unidades vendidas nos Estados Unidos usam apenas o motor 2.4 Tigershark de 180 cv, que no Brasil equipou apenas a Fiat Toro.
Mas o caso chama atenção por surgir uma semana depois do Ministério Público brasileiro pedir recall do Jeep Compass (com outros motores, vale reforçar) em um processo que relata 22 defeitos no SUV. Entre eles, “pane elétrica total”.
No caso dos Honda CR-V 2018 a 2022, motoristas relataram perda de potência em velocidades de rodovia sem aviso e alguns relataram vazamentos no selo do diferencial, resultando em travamento do diferencial traseiro. Há relatórios que apontam que o travamento traseiro causou a fratura do eixo de transmissão com o carro em movimento. Neste caso, o modelo tem mecânica idêntica a oferecida no Brasil: motor 1.5 turbo de 190 cv, câmbio CVT e tração integral.
A NHTSA investiga também as Ram 2500 e 3500 fabricadas entre 2017 e 2018 após receber 134 reclamações sobre a perda de força de frenagem intermitente ou permanente. Relatórios mostram que o defeinto seria solucionado com a troca do módulo do freio ABS e da unidade de controle do sistema hidráulico.