Se a ideia de um Jeep Wrangler híbrido já incomodava os puristas, um modelo totalmente elétrico poderia demorar um bom tempo para se concretizar, certo? Errado.
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Foi o que pensávamos até o intervalo do Super Bowl. A fabricante anunciou um teaser sobre o projeto e, hoje, revelou o conceito do Wrangler elétrico, o Wrangler Magneto.
O modelo é equipado com motor elétrico de 288 cv e 37,7 kgfm, números muito parecidos com o tradicional V6 que equipa alguns modelos do Wrangler.
No entanto, o que mais chama a atenção é que o propulsor é conectado a uma caixa de câmbio manual convencional, com seis velocidades e, claro, pedal de embreagem.
O motor, inclusive, é calibrado para responder como um propulsor a gasolina comum e dar uma experiência mais “raiz” para o condutor, pois motores elétricos costumam entregar torque máximo a qualquer rotação. Mas é possível aproveitar a curva de torque linear nas trilhas.
Não é novidade um motor elétrico ligado a uma transmissão de múltiplas velocidades, mas é uma das primeiras vezes que uma caixa manual toma esse lugar.
Para aqueles receosos com o veículo elétrico em trajetos inundados, a Jeep se deu o trabalho de isolar os componentes elétricos em contêineres à prova d’água, para oferecer uma capacidade de imersão de até 76 cm.
As quatro baterias de íons de lítio são salvaguardadas ainda por grossas placas de reforço para uma experiência off-road mais extrema. No entanto, mesmo com as pesadas fontes de energia, a Jeep ainda não divulgou os números de autonomia, principal preocupação dos trilheiros.
O conceito faz parte de uma iniciativa da Jeep para tornar-se uma marca mais verde e fará sua estreia no Easter Jeep Safari de Moab, Utah, que ocorrerá entre os dias 28 de março e 3 de abril.
A versão de produção do Wrangler Magneto deve chegar ao mercado entre o fim deste ano e o começo de 2022.
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