Kart mais rápido do mundo tem motores a jato e está à venda
Criado para ser recordista de velocidade, o kart chega a 184 km/h e tem até certificado do Guinness para provar
Amantes do kart estão com uma oportunidade de ouro para impressionar seus amigos, pois o kart mais rápido do mundo está à venda no Facebook Marketplace.
Mas saiba que não é qualquer kart. Para conquistar o recorde, que inclusive tem certificação do Guinness World Records, o americano Skylar January precisou instalar dois motores a jato no monoposto. Assim, em 2021, ele atingiu a marca de 184,41 km/h.
Foram 18 meses até acertar todos os detalhes e montar o kart a jato: são duas turbinas Kingtech k450g4 na traseira, que sugam o ar e depois o devolve o mais rápido possível, girando as hélices em velocidade de 15.000 RPM até ficar sem combustível.
Para maximizar a entrega de potência, Skylar tirou todo o peso que podia, inclusive o motor original do veículo. Isso torna este kart inútil para uma pista convencional, afinal, deve ser bem difícil fazer curvas com dois motores a jato te jogando para frente com tanta força. Mas em uma competição de arrancada, com certeza ele será a atração principal.
Como conta o recordista — mas que na maior parte do tempo é agrônomo — , todo o projeto foi desenvolvido em família, recebendo ajuda de seu pai e seu irmão.
“Meu pai, Jim January, me ajudou com a construção deste projeto porque ele tinha a oficina e o equipamento de soldagem que eu precisava. Meu irmão, Ryan January, ajudou com os componentes elétricos. os controladores de modulação por largura de pulso que controlariam os controladores de jato e me ajudaram a construí-los”, conta Skylar.
Agora, três anos depois da conquista do recorde mundial, o kart parece não ter muita utilidade e Skylar decidiu vendê-lo. O carro pode ser encontrado no Facebook Marketplace por U$ 15.000, cerca de R$ 80.300 em conversão direta. Pode ter certeza que boa parte desse valor deve-se ao certificado do Guinness World Records, que vem incluso com carro.