Kia Carnival 2025 chega ao Brasil com preço de SUV de luxo sem ser híbrido
Minivan da Kia está de volta ao mercado brasileiro, reestilizada e com cara de SUV, porém sem alterações em seu conjunto mecânico
Revelada para o mundo no ano passado, a nova Kia Carnival 2025 está sendo lançada no Brasil quase que simultaneamente ao mercado norte-americano. A minivan foi reestilizada e agora está mais parecida com os SUVs exceto por um detalhe: ao contrário dos SUVs da Kia vendidos no Brasil, não é híbrida.
A nova Kia Carnival chega em versão única, EX, com preço tabelado em R$ 649.990. Sua frente é totalmente nova, com grade frontal ainda maior, faróis e lanternas full led e formato semelhante ao de outros modelos recentes da Kia. O para-choque acompanha as mudanças, trazendo novas molduras e entrada de ar maior.
A parte de trás também mudou completamente, ficando mais vertical em comparação a versão antecessora. As lanternas, que antes eram interligadas, agora escorrem para as extremidades, com um formato semelhante aos faróis dianteiros. Há, também, novas molduras no para-choque, um spoiler traseiro e um grande vinco logo acima da placa.
Na cabine, o modelo traz configuração de tela dupla, 12,3 polegadas cada, além de um novo seletor de marcha rotativo que substitui a antiga alavanca tradicional. Painel e console central também foram simplificados, seguindo o mesmo padrão com poucos botões adotado no Sportage, Niro e Sorento.
Internamente há espaço para até 8 passageiros, com três fileiras de assento. Com apenas a primeira fila em uso, o porta-malas chega a suportar até 2.827 litros. Já com todas as fileiras ocupadas, há 627 litros disponíveis. Resumindo, o espaço interno é enorme. Esse talvez seja o principal motivo para a justificativa do preço, ja que, atualmente no Brasil, há apenas o Land Rover 130 disponível com 8 assentos, custando na faixa dos R$ 900.000.
O destaque fica para o pacote ADAS da minivan, que é o mais completo disponibilizado pela Kia no Brasil. O modelo vem de série com frenagem automática de emergência com detecção de veículos, pedestres, ciclistas e cruzamentos, monitor de ponto cego com visualização no painel de instrumentos, prevenção de colisão por pronto cego e assistente de farol alto.
Completam o pacote piloto automático adaptativo com Pare e Siga em congestionamentos, assistente de faixa, assistente de permanência na faixa, câmeras de visão 360° e assistente de estabilidade de reboque.
Apesar da reestilização, nem tudo mudou. O motor é o mesmo V6 3.5 com 272 cv e 33,8 kgfm, o que mantém a minivan como o único automóvel da marca não é híbrido. O câmbio é sempre automático de 8 marchas.