Primeiro carro elétrico Kia, EV6 tenta se afirmar SUV como irmão Hyundai
Modelo estreia nova filosofia de design da Kia e coloca a marca sul-coreana no mapa dos carros elétricos
A Kia divulgou as primeiras imagens do seu primeiro carro elétrico. O EV6 será lançado oficialmente no fim do mês, mas já se apresenta como um novo carro baseado na a nova plataforma veicular E-GMP do Grupo Hyundai, a mesma do Hyundai Ioniq 5. E parece ser mais interessante que o irmão com visual de carro conceito.
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A apresentação prévia dedicada ao design se dá pelo Kia EV6 apresentar uma nova filosofia de design, chamada “Opposites United”, que será seguida pelos próximos modelos da fabricante sul-coreana.
O que não será comum a todos é o estilo da dianteira, chamado “Digital Tiger Face”. A Kia trata como uma evolução da grade nariz de tigre característica dos carros da marca há mais de 10 anos, e que seguirá viva nos carros a combustão da marca.
O EV6 chama atenção pelos grandes e estreitos faróis interligados por uma barra e por ter entrada de ar na seção inferior do para-choque frontal. Mas ter não apenas os faróis, como também as lanternas traseiras de formato bem curioso interligados às caixas de roda é bem incomum.
A lateral tem linhas limpas que dão destaque ao teto flutuante, graças às colunas pretas ou com adereço que interliga as janelas laterais ao vidro traseiro. A traseira, por sua vez, é volumosa e as lanternas, que parecem ocupar recortes no carro, ajudam a dar impressão do carro ser largo.
O EV6 é, no mínimo, um carro bem diferente do que se vê no mercado. Mas a Kia, assim como faz a Hyundai, trata seu elétrico como um SUV. Aí é forçar a amizade…
O interior é como o dos Kia atuais. Mas as duas telas curvas que cumprem a função de quadro de instrumentos e central multimídia são as mesmas do Hyundai Ioniq 5. Há botões sensíveis ao toque com retorno tátil para controle do ar-condicionado e o seletor de marcha é um comando giratório no console central – uma peça que o Ioniq 5 não tem.
A Kia ainda não quis dar detalhes sobre a mecânica, mas espera-se que ele siga o irmão Hyundai. Em sua versão mais potente o Ioniq 5 tem tração nas quatro rodas permanente, atinge 305 cv e 61,6 kgfm de torque, com velocidade máxima sendo limitada a 185 km/h em todos os modelos. Há baterias com 58 kWh e 72,6 kWh, que garante autonomia de até 500 km.
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