Kia K4 é sedã que substitui o Cerato com pegada cupê e cara de elétrico
Novo Kia K4 teve seu visual apresentado, revelando semelhança com elétricos recentes como o EV6; sucessor do Cerato não deve ir além da hibridização
Após publicar alguns teasers, a Kia mostrou por completo o seu mais novo carro, o Kia K4. O sedã médio da marca estreará ainda nesse ano e chega com o racional de design da marca aplicado de maneira ainda mais ousada. Informações de mecânica e outros aspectos do substituto do Kia Cerato serão divulgadas no Salão de Nova Iorque.
Seguindo a filosofia que a Kia chama de “Opostos Unidos”, o sedã tem com faróis frontais afilados e que se esticam até a altura do para-lamas; é a nova interpretação do “nariz de tigre”, marca registrada da montadora. No centro há o novo logotipo da Kia e na parte inferior do pára-choque uma entrada de ar.
A lateral se destaca pelas rodas de liga leve e seus pequenos vincos na altura das portas. O modelo na visão de perfil se assemelha muito a um sedã cupê de duas portas, muito por conta das maçanetas traseira escondidas nos vidros, como no Hyundai Veloster, e o caimento do vidro traseiro. O aspecto “chapado” contribui para que o carro lembre até de lançamentos com enfoque extremo na aerodinâmica, como o conceito-elétrico Vision EQXX, da Mercedes-Benz.
A traseira, por sua vez, segue a parte frontal, com lanternas em LED afiladas e que se espalham até a parte lateral do carro. No mais, há apenas um para-choque escurecido.
O interior traz detalhes de acabamentos quase iguais aos de outros modelos do marca, como o Kia EV6 e EV9. O quadro de instrumentos digital e a central multimídia flutuantes estão unidos sob a mesma moldura e, logo abaixo, há botões em baixo relevo cujas funções se alternam entre a multimídia e o ar-condicionado.
A Kia afirma que o K4 estará disponível em vários novos acabamentos de assentos, mas ainda não os especificou por completo. Até agora, o tom de verde das fotos, além de tons em cinza e preto, são os únicos confirmados.
Em termos mecânicos, espera-se que o novo K4 esteja disponível com motor 1.6 turbo de quatro cilindros e uma variante híbrida, sem opção puramente elétrica. Segundo a imprensa norte-americana, os preços devem partir dos US$ 22.000 (R$ 110.000), mas só em Nova Iorque que essa confirmação deve vir.