Kia Picanto 2024 tem traseira de Hyundai HB20, mas abandona motor turbo
Novo hatch tem frente mais agressiva e traseira com o mesmo estilo visual adotado pelo Hyundai HB20
Algumas semanas após vazamentos de imagens, a Kia oficializou o novo Picanto 2024, totalmente reformulado e com aparência de Sportage. O novo modelo do compacto tem estilo mais agressivo e novos equipamentos tecnológicos.
Esta terceira geração do Picanto data de 2017 e havia recebido uma pequena atualização em 2020. Agora, os designers da Kia trabalharam mais na tentativa de conferir detalhes do SUV mais conhecido da marca ao design do seu menor carro.
É daí que vem a nova dianteira tão diferente. Os novos faróis têm forma de Y e o novo para-choque tem formato pouco convencional para a grade, além de apliques em preto brilhante e detalhes da cor da carroceria.
Na traseira, novas lanternas de LED interligadas foram colocadas logo abaixo do vidro traseiro. O para-choque também foi atualizado, com refletores e luzes de ré, bem como a Hyundai fez com o HB20 – despertando a rejeição de muitos. Ainda tem uma peça emulando um extrator, com acabamento em preto brilhante.
A Kia apresentou apenas a versão GT-Line. A versão X-Line, que seria a versão de entrada, e que adota um design mais simples para o kit de carroceria, não foi mencionada pela marca.
Apesar de toda reformulação com detalhes mais esportivos, o novo Kia Picanto é mais lento que o seu antecessor. O modelo era bastante elogiado lá fora pelo motor turbo 1.0 T-GDi de 99 cv, que agora foi descontinuado. Agora, tem apenas o 1.0 MPi de três cilindros ou o 1.2 MPi de quatro cilindros, ambos aspirados, com câmbio manual ou automático de 5 velocidades.
Na cabine, as mudanças não são tão incisivas quanto no exterior. A mudança interna se destaca na atualização tecnológica que o carro recebeu. O painel multimídia segue o mesmo, com tela de 8″, mas agora oferece atualizações de sistema, reconhecimento de voz online, Apple CarPlay e Android Auto, além de um painel de instrumentos digital de 4,2 “.
O Picanto é um dos veículos com maiores números de vendas da montadora e, com essa renovação, a Kia espera que o novo modelo mantenha o sucesso de vendas de seu antecessor. A Kia ainda não divulgou os valores do novo Picanto e, apesar de muito conhecido no Brasil, o novo modelo não deve vir para o mercado brasileiro, como os últimos modelos.