Koenigsegg CC850 tem V8 de 1.366 cv com câmbio manual (e automático)
Transmissão pode ter suas relações alteradas de acordo com os modos de condução e todas as 50 unidades já foram vendidas (mesmo sem preços revelados)
O Koenigsegg CC850 é um tributo em forma de hipercarro. De uma só vez ele homenageia o CC8S, modelo apresentado há duas décadas, comemora os 50 anos de Christian von Koenigsegg, fundador da fabricante sueca, e mostra toda a capacidade de um esportivo raiz.
Quando dizemos que o CC850 é um “esportivo raiz”, porém, não queremos dizer apenas que ele ainda não se rendeu à eletrificação. Isso porque ele é equipado com um motor V8 5.0 biturbo de 1.366 cv e 141,2 kgfm, com a linha vermelha do conta-giros marcando até os 8.500 rpm.
O grande destaque é que ele, prometendo ir de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e ultrapassar os 320 km/h, pode tem câmbio automático de nove marchas que também funciona como um manual de seis marchas.
Assim como já é comum nos carros automáticas, há posições “Drive” e “Ré”, além de seis posições na alavanca seletora de marchas. Justamente por esse comportamento diferente é possível alterar suas relações de marcha de acordo com o modo de condução selecionado. Ou seja: seis das nove marchas seriam escolhidas ao “gosto” do modo de condução.
E, sim, o carro tem pedal de embreagem.
Mais um feito do Koenigsegg CC850 é o baixo peso de 1.385 kg, conquistado com o extenso uso de painéis de fibra de carbono expostos e kevlar. No interior, além também do uso de fibra de carbono, há apenas dois bancos (com a estrutura no mesmo material) de formato esportivo e dimensões esguias.
Ainda na cabine, o quadro de instrumentos conservador mantém mostradores analógicos e o câmbio tem engates em grelha, enquanto o centro painel se rende à uma grande tela que substitui grande parte dos comandos físicos.
Por fora estão as maiores semelhanças com o CC8S, de 2002. A aparência mantém as linhas e superfícies limpas, com faróis arredondados e pequenas aberturas no para-choque, rodas de cinco raios de desenho praticamente idêntico e, na traseira, lanternas com três elementos. As laterais mantêm as grandes tomadas de ar.
Os preços, que certamente ficarão nas casas de milhões de Libras, ainda não foram revelados. Mesmo assim, todas as 50 unidades do hiperesportivo já foram vendidas.