Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Koenigsegg Jesko responde ao novo Bugatti indo de 0 a 400 km/h em 18 s

Dias após o Bugatti Tourbillon ser apresentado, sueca Koenigsegg anuncia que, pelo menos, um recorde de aceleração dos carros de série continua seu

Por Eduardo Passos
Atualizado em 1 jul 2024, 19h30 - Publicado em 1 jul 2024, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Há alguns dias, os fãs de carros comemoraram a chegada do novo Bugatti Tourbillon, com seu conjunto híbrido de motor V16, , 1.800 cv e aceleração absurda. Os mais atentos, entretanto, já previram no mesmo dia que a Koenigsegg daria uma resposta à rival, e ela veio.

    A fabricante sueca anunciou, nesta segunda-feira (1º), que bateu o recorde mundial de aceleração de 0 a 400 km/h. O feito coube ao Koenigsegg Jesko, que cumpriu o teste em 18,8 s e roubou o título do Koenigsegg Regera (20,7 s).

    Versão Absolut é de série, mas traz modificações específicas para aceleração em linha reta
    Versão Absolut é de série, mas traz modificações específicas para aceleração em linha reta (Divulgação/Koenigsegg)

    É entendível que a montadora sueca se apegue tanto ao feito, uma vez que os melhores tempos de zero a 100, 200 e 300 km/h pertencem ao Rimac Nevera, que se tornou “primo” do Bugatti Tourbillon após as fabricantes se juntarem. Além disso, os cerca de 25 s gastos pelo Tourbillon dão munição à provocação online.

    Continua após a publicidade

    Isso não significa que o recorde veio fácil, pois o Jesko Absolut utilizado é uma versão feita especialmente para velocidade em linha reta. A seção frontal é reduzida e muito da downforce é dispensada com novos aerofólios, mas nada disso invalida o teste.

    Carro arrancou em configuração monoposto, disponível para os clientes
    Carro arrancou em configuração monoposto, disponível para os clientes (Divulgação/Koenigsegg)

    O Jesko Absolut é vendido normalmente, usou pneus Michelin Pilot Sport Cup2 R que vêm de fábrica e a cronometragem cumpriu padrões adequados. O motor V8 5.0 do biposto roda com gasolina ou etanol E85 (com 15% de gasolina), mas obviamente escolheu-se o álcool, que faz o Jesko entregar 1.622 cv e 153,0 kgfm – 324 cv e 51,0 kgfm extras.

    Continua após a publicidade
    Ver essa foto no Instagram

    Uma publicação compartilhada por KOENIGSEGG (@koenigsegg)

    Rimac Nevera
    Rimac Nevera detém o resto dos recordes de aceleração (e é feito pela empresa que se fundiu à Bugatti) (Rimac/Divulgação)

    Com tudo seguido à risca, os suecos só atingiram seu objetivo no segundo dia de rodagem num aeródromo de Örebro, no centro do país. Em 26 de junho, a temperatura estava alta demais e fazia muito vento; às 5h de 27 de junho, as condições melhoraram e o teste aconteceu. Christian Von Koenigsegg, o pai da marca, não perdeu tempo em anunciar que o Jesko Attack é “o carro de série mais rápido do mundo”, escolhendo a referência mais conveniente ao seu caso. Mas ele vai além e promete: “veremos quais outros recordes o Jesko Attack vai quebrar”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.