Kombi Last Edition foi parar na China e está à venda por R$ 108.000
Série de despedida da Kombi, lançada há mais de 10 anos, teve unidades enviadas para o mundo inteiro; algumas foram parar até na China!
Alguns carros criados no Brasil ou para o Brasil já foram fabricados na China, como o Volkswagen Santana, o Chevrolet Classic e até mesmo o Fiat Palio, mas nunca houve um fluxo de exportação de carros para a China. Contudo, tudo é possível quando o assunto é Volkswagen Kombi.
A Volkswagen chegou a exportar 50 unidades da Kombi Last Edition para o México de forma oficial, mas outras dezenas chegaram à Europa de forma independente. Muitas são transformadas em campervan, mas são invariavelmente valorizadas: chegam a ser negociadas pelo equivalente a quase R$ 300.000 mesmo após 10 anos fora de linha.
O que parecia improvável é que a Kombi Last Edition seria exportada até mesmo para a China, mas há algumas unidades por lá. Encontramos, inclusive, uma à venda por 145.800 yuan, o que equivale a R$ 108.000 no câmbio atual.
Este exemplar em Xangai é a unidade 311 das 1200 produzidas e não tem sua quilometragem informada, mas recebeu algumas customizações. A mais chamativa é o falso estepe dianteiro que, na verdade, é uma grade dianteira customizada. O estepe verdadeiro continua ocupando espaço no porta-malas. Também há alguns adesivos nada discretos na carroceria, mas ainda usa os pneus originais.
Esta não é a única unidade da Kombi Last Edition por lá. Há outras e, de acordo com a imprensa chinesa, estes carros chegaram a ser negociados pelo equivalente a R$ 250.000 de hoje. Seria o suficiente para comprar cinco BYD Dolphin Mini por lá.
Um dos exemplares que encontramos só chegou à China em 2018, cinco anos após ter saído de linha no Brasil.
Há muitas Kombi Last Edition expatriadas. Primeiro por serem as últimas Volkswagen T2 fabricadas no mundo inteiro e em segundo lugar por não ter sido uma série especial tão exclusiva quanto fora originalmente planejado.
Esta série que marcou o fim da produção em 2013 teria apenas 600 unidades produzidas. Mas, para surfar no sucesso, a VW acabou dobrando a produção para 1.200 unidades e muitas encalharam ainda no Brasil devido ao alto preço.
Uma curiosidade é que as unidades da série especial foram customizadas pela Rontan, que se encarregou de fazer a pintura em dois tons, replicar as cores nos bancos e instalar cortinas e carpetes de melhor qualidade. Mas todas as Kombi Last Edition saíram de fábrica com o motor 1.4 flex aspirado de 80 cv e câmbio manual de quatro marchas.