Lada Niva celebra 40 anos (na mesma geração) com edições especiais
Símbolo da União Soviética, jipe atualmente é conhecido apenas como Lada 4x4
É impossível não pensar na indústria soviética de automóveis sem se lembrar do Lada Niva. O icônico jipe foi lançado em 1977 pela estatal russa VAZ, uma marca que tinha parceria industrial com a Fiat italiana.
Foi um sucesso quase instantâneo, capitaneado por características que hoje parecem comuns, mas que na época eram novidades restritas, como o chassi de monobloco, a suspensão independente nas quatro rodas e a tração 4×4 com diferencial central acionado por alavancas.
Excelente no off-road e civilizado para a vida urbana, ele quase venceu o Rali Dakar e fez sucesso até no Brasil logo que as importações foram liberadas, na década de 1990. Ao completar 40 anos de vida, o Niva (que hoje se chama apenas Lada 4×4) está ganhando não só uma, mas duas séries especiais.
A primeira delas é simplesmente chamada de “Edition” e pode ser encomendada em cinco opções de cores. Por dentro, o veículo traz apliques em aço escovado, quadro de instrumentos nas cores vermelha e laranja, revestimento imitando couro nos bancos e volante e logotipos exclusivos.
Mais ousada, a edição 40th Anniversary (abaixo) pode vir com pintura camuflada e oferece bancos revestidos em preto com costuras aparentes e logotipos especiais. Ambos chegarão às revendas Lada em junho.
O Niva atual possui opções de carroceria com duas ou quatro portas e motor 1.7 a gasolina de 82 cv e custa bem barato: na Rússia, ele sai mais em conta que o equivalente ao nosso Renault (Dacia) Sandero Stepway.
Mas apesar da longevidade, há fortes indícios de que ele finalmente ganhará uma nova geração.