Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Lada Niva celebra 40 anos (na mesma geração) com edições especiais

Símbolo da União Soviética, jipe atualmente é conhecido apenas como Lada 4x4

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 abr 2017, 20h50
Lada 4×4 1
Veterano jipe fez sucesso no Brasil nos anos 90 (divulgação/Lada)

É impossível não pensar na indústria soviética de automóveis sem se lembrar do Lada Niva. O icônico jipe foi lançado em 1977 pela estatal russa VAZ, uma marca que tinha parceria industrial com a Fiat italiana.

Foi um sucesso quase instantâneo, capitaneado por características que hoje parecem comuns, mas que na época eram novidades restritas, como o chassi de monobloco, a suspensão independente nas quatro rodas e a tração 4×4 com diferencial central acionado por alavancas.

Excelente no off-road e civilizado para a vida urbana, ele quase venceu o Rali Dakar e fez sucesso até no Brasil logo que as importações foram liberadas, na década de 1990. Ao completar 40 anos de vida, o Niva (que hoje se chama apenas Lada 4×4) está ganhando não só uma, mas duas séries especiais.

Interior do Niva atual é um pouco mais moderno que o do vendido no Brasil
Interior atual é um pouco mais moderno que o dos vendidos no Brasil (divulgação/Lada)
Lada 4×4 3
Bancos trazem inscrição ’40th Anniversary’ (divulgação/Lada)

A primeira delas é simplesmente chamada de “Edition” e pode ser encomendada em cinco opções de cores. Por dentro, o veículo traz apliques em aço escovado, quadro de instrumentos nas cores vermelha e laranja, revestimento imitando couro nos bancos e volante e logotipos exclusivos.

Mais ousada, a edição 40th Anniversary (abaixo) pode vir com pintura camuflada e oferece bancos revestidos em preto com costuras aparentes e logotipos especiais. Ambos chegarão às revendas Lada em junho.

Lada 4×4 4
Carro tem cinco opções de cores externas e rodas de liga leve exclusivas (divulgação/Lada)

O Niva atual possui opções de carroceria com duas ou quatro portas e motor 1.7 a gasolina de 82 cv e custa bem barato: na Rússia, ele sai mais em conta que o equivalente ao nosso Renault (Dacia) Sandero Stepway.

Mas apesar da longevidade, há fortes indícios de que ele finalmente ganhará uma nova geração.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.