Após ter sido flagrado pronto, sem qualquer tipo de camuflagem, o novo Lada Niva teve sua reestilização mais profunda das últimas décadas reveladas pela fabricante russa AvtoVaz. Contudo, não dá para afirmar que se trata de uma nova geração.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
Não o confunda com o Lada Niva vendido no Brasil no início dos anos 1990: esse parece estar pronto para seguir em produção eternamente. O carro das fotos se chama Lada Niva Travel e, na verdade, se trata de uma atualização mais profunda do antigo Chevrolet Niva.
Um ano atrás a AvtoVaz comprou a participação da General Motors na joint venture GM-AvtoVaz, adquirindo o direito de produção do Chevrolet Niva. Ele foi, então, incorporado à Lada. Agora, uma boa reestilização marca sua nova fase.
O novo Niva Travel difere principalmente pela nova dianteira, com novos faróis, para-choque e capô mais plano e com ressalto na parte central bem grande, que deixaram ele semelhante ao Toyota RAV4.
Como o resto da carroceria não é novo, a fabricante adotou muitas peças plásticas, como molduras nas caixas de roda e plástico na base das portas, para disfarçar os velhos vincos da lataria.
As imagens divulgadas pela Lada ainda revelam que a traseira também recebeu atenção, com lanternas de led, nova cobertura do estepe e novo para-choque.
Ainda há acessórios próprios para o uso no fora-de-estrada, como snorkel, opção de plásticos da carroceria sem pintura e pneus off-road.
A fabricante russa não divulgou imagens internas e divulgará detalhes técnicos, preços e versões nos próximos meses. Mas não há expectativa pela troca do velho motor 1.7 a gasolina de 80 cv ou pelo câmbio manual de cinco marchas, tampouco na tração 4×4 ainda comandada por alavanca própria. Mas a Lada já insinuou redução de ruídos e vibrações, a presença de novos bancos e também uma central multimídia para o SUV renovado.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.