Lada Niva terá nova geração com design retrô e plataforma do Sandero
Nova geração do jipe russo foi antecipada durante a apresentação de seu novo plano estratégico que valerá até 2030
O novo plano estratégico das marcas vinculadas à Renault, chamado “Renaulution”, foi apresentado ontem e prevê que a fabricante russa Lada passe a estar estreitamente ligada à Dacia, marca de origem romena que está presente em toda a Europa.
Mas isso não impedirá a Lada de ter uma nova geração do seu carro mais icônico, o jipe Lada Niva. Contudo, ele nascerá sobre a mesma plataforma das novas gerações de Logan e Sandero, a CMF-B – que será uma das principais plataformas da Renault nos próximos anos.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
Houve, inclusive, a apresentação de um teaser de como será o novo Niva. Clareando a imagem, nota-se que é clara a inspiração na atual geração do Niva, lançada em 1977. É compacto, alto e tem o capô elevado e a traseira com caimento acentuado. O toque moderno vem dos faróis divididos, com as setas na parte superior, e com leds nas luzes diurnas e nos faróis.
Maiores detalhes do carro não são conhecidos, mas seu lançamento já está marcado para 2024.
Hoje a Lada lidera o mercado russo com participação de mercado acima dos 20%. Ela continuará como uma marca separada da Dacia, mas as metas das duas marcas está vinculada: ambas fabricarão mais de 1 milhão de carros baseados na plataforma CMF-B anualmente. Assim, reduzirão o número de plataformas usadas por elas de quatro para apenas uma e terão a gama de modelos reduzida de 18 para 11.
Com essa movimentação, o Lada Niva Travel, recém-lançado na Rússia, já tem data de validade. O modelo é baseado no antigo Chevrolet Niva, fruto de uma joint venture entre Chevrolet e Lada criada em 2001 e extinta no fim de 2019, quando a Chevrolet saiu da Rússia.
Já a primeira geração do Lada Niva acabou de resgatar seu nome original. Foi vendido como Lada 4×4 nos últimos anos, mas agora chama-se Lada Niva Legend. E, pelos planos da Renault, o primeiro Niva vai sair de linha até pelo menos até 2025.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.