Desde 2012 a nossa velha conhecida Lada faz parte do grupo Renaul/Nissan. Como consequência, vários dos modelos da Lada vendidos na Rússia utilizam plataformas familiares para nós, brasileiros. É o caso do novo XRay, um hatch que utiliza a chamada Plataforma B, a mesma de Sandero, Duster, Versa e Livina.
Segundo a imprensa local, o XRay tem potencial para ser vendido como um crossover, com algumas características de SUVs compactos como a maior altura em relação ao solo. Ele ainda está livre dos adereços que remetem aos “aventureiros”, mas já traz os sempre polêmicos conceitos de estilo da marca russa. Chama a atenção os vincos nas laterais da carroceria, como se fossem caixas de roda voltadas para dentro, e o formato geral da traseira, que remete um pouco aos Volvo atuais, com lanternas em forma de L.
Apesar da falta de maiores detalhes, os motores parecem ser os mesmos do Sandero: dois 1.6 de quatro cilindros com potência entre 105 e 113 cavalos, com opção de transmissão manual ou automática. O XRay começa a ser vendido na Rússia no início de 2016, e deve ser exportado para outros países do Leste Europeu.
LEIA MAIS:
– Relembre o desmonte do Lada Samara no teste de Longa Duração