Se na virada para este século alguém dissesse que em meados da década seguinte os carros mais vendidos da Porsche seriam “jipes”, que a Ferrari teria um SUV e o Lamborghini com mais clientes no mundo seria também apto para o off-road, o mais provável é que essa pessoa receberia um encaminhamento para o hospício mais próximo. Mas está é a realidade de 2022.
Ainda que o nosso bom senso nos questione sobre a necessidade de um superesportivo precisar de ter carroceria apta para o uso off-road.
O normal quando apresentamos uma nova versão de um supercarro, como um Lamborghini Huracán, é destacar a sua potência e as acelerações e velocidade máxima vertiginosas, além do seus atributos técnicos que lhe deverão permitir fazer voltas realmente rápidas em circuitos. Com o Lamborghini Huracán Sterrato é completamente diferente.
O Sterrato tem uma altura em relação ao solo 4,4 centímetros mais alta do que o Huracán “normal”, além de bitolas alargadas em cerca de 3 cm. Só depois completamos com a informação de que o motor que o anima é o bem conhecido V10 5.2 litros, aspirado, com 610 cv e 57,1 kgfm, sem qualquer novidade.
Há algum milionário, por mais excêntrico que seja, interessado em sair rasgando com um supercarro na terra? Provavelmente não, até mesmo porque para esse tipo de cliente com caráter e nível de exigências existem muitas opções de carros que lhe dão luxo, exclusividade e a mesma capacidade. Até mesmo dentro da Lamborghini, com o Urus, seu carro mais vendido.
Mas, tal como com o Porsche 911 Dakar, parece estar nascendo uma tendência para que os colecionadores e fãs de esportivos – em ambos os casos com carteiras bem recheadas – queiram comprar este tipo de veículo quase despidos de racionalidade e por preços astronômicos.
Tal como o Porsche, este Lamborghini Sterrato terá produção limitada a, pelo menos, 1499 unidades, que serão fabricadas a partir de fevereiro de 2023 e entregues a clientes selecionados em todo o mundo.
“Com o conceito de alta velocidade sobre o tipo de piso que for, combinamos a experiência de condução de um autêntico superesportivo com o prazer de condução que só um carro de rali consegue proporcionar e de uma maneira única”, assegura Rouven Mohr, CTO (Chief Technical Officer) da Lamborghini, antes de concluir que “os automóveis da Lamborghini sempre foram capazes de gerar emoções fortes e o Sterrato chega a um novo patamar com um ainda mais elevado prazer de condução em condições extremas”.
Mesmo sendo um carro que ninguém pediu, é inegável que possui um argumento que costuma pesar na mente dos clientes de segmentos de mercado mais elitistas: é diferente de tudo o que existe na estrada e esse é um fator que vai seduzir todos os clientes que querem (e podem) marcar a diferença na estrada (ou na terra…) com o Sterrato com tração integral a partir do ano que vem.
O fato de as performances de condução serem piores que as do Huracán Evo, devido à superior altura do carro, dificilmente preocupará o cliente-alvo, que continuará se sentindo feliz por este Lamborghini que parece ter passado por uma formação nas forças militares de elite.
Ainda é um carro capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos e de prosseguir até uma velocidade máxima de 260 km/h. Os freois são carbono-cerâmicos, mesmo com a velocidade máxima 65 km/h mais baixa e com o sprint até aos 100 km/h ser meio segundo mais lento do que no caso do Huracán Evo.
Além das já referidas alterações no chassi, há também uma proteção em alumínio da parte inferior da carroçaria, saias laterais reforçadas, um difusor traseiro com um certo ar rústico e arcos de rodas mais salientes. A conhecida entrada de ar na tampa do motor não só reforça o visual agressivo deste Lamborghini com ares de Rambo como também garante que o motor continua recebendo ar limpo quando estiver passando por poeirentas estradas.
Para que o condutor menos especializado em saídas do asfalto não fique atolado na primeira poça de lama, existe um autoblocante traseiro, pneus especiais para todo-o-terreno (235/40 R19 à frente e 285/40 R19 atrás), dotados de tecnologia run-flat, para que o Sterrato se possa “arrastar” por até 80 km, para zonas mais seguras e habitadas, na eventualidade de ter um furo.
O interior do “primo do campo” do Huracán tem o cockpit de sempre, forrado com Alcantara preto e com central multimídia com funções próprias para o uso off-road.
Por exemplo, existe – pela primeira vez num Lamborghini – uma animação digital que informa sobre as inclinações laterais e longitudinais do veículo, uma bússola e um menu com dados sobre as coordenadas geográficas e o ângulo da direção. Tudo para que nada falte aos 1.499 colecionadores que já estão assinando o cheque para encomendar o seu presente de Natal que, em 2022, será enviado diretamente de Sant´Agata Bolognese, ainda que com algum atraso.