Lamborghini revela o Urus, SUV superesportivo de 650 cv
Movido por um motor V8 4.0 biturbo, utilitário (!!) vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos
A Lamborghini finalmente apresentou o Urus. O segundo utilitário esportivo da história da marca (o primeiro foi o LM002) nasceu como carro-conceito no Salão de Pequim de 2012.
Desde então, a marca liberou vários teasers e poucas informações até confirmar (em 2013) seu lançamento para o fim de 2017.
Eis que o final de 2017 chegou e o Urus definitivo finalmente dá as caras. É movido por um V8 4.0 biturbo – uma evolução do conjunto de oito cilindros em V utilizado em modelos da Audi e Bentley.
Futuramente, haverá uma versão híbrida do SUV.
Com 650 cv e 86,7 mkgf de torque máximo, o Urus acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e precisa de 12,8 segundos para ir de 0 a 200 km/h, segundo a Lamborghini. A velocidade máxima informada pela fabricante é de 305 km/h.
A potência é levada às rodas por uma transmissão automática de oito velocidades controlada de forma eletro-hidráulica.
A divisão de torque entre os eixos é de 40/60, sendo que é possível transferir até 70% do torque para as rodas dianteiras e 87% para as rodas de trás.
São oferecidos seis modos pré-programados de condução: Strada, Sport, Corsa, Neve, Terra e Sabbia. Os três primeiros são voltados para pisos asfaltados, seja em estradas (Strada) ou pistas (Corsa).
Os outros três alteram a altura livre do solo e realizam outras modificações para trafegar na neve, terra ou areia (Sabbia). Há ainda um sétimo modo personalizável chamado Ego.
As linhas do Urus são obviamente inspiradas nos superesportivos da Lamborghini. Mesmo assim, o SUV é alto e imponente, medindo 5,11 metros de comprimento, 2,01 metros de largura e 1,64 metro de altura.
A distância entre-eixos de 3,03 metros é maior do que os 2,90 metros do Cayenne e os 2,99 metros do Q7, indicando que o Urus deve ser mais espaçoso do que estes modelos. Seu peso é menor do que os 2.200 kg do Cayenne Turbo.
O Urus é construído sob a plataforma MLB Evo, compartilhada com alguns utilitários esportivos do Grupo Volkswagen, como os novos Porsche Cayenne, Audi Q7 e Bentley Bentayga.
A cabine do SUV é bem acabada para um veículo de luxo, mas aproveita peças de modelos Audi, como o volante e controles de ar-condicionado.
Chama a atenção o fato do Urus adotar a primeira geração do painel digital da empresa, ao invés de sua versão mais moderna, utilizada em modelos bem mais simples, como o recém-lançado Volkswagen Polo.
Durante o lançamento do hatch, executivos da VW destacaram que o painel digital do Polo, (chamado de Active Info Display) é uma evolução do Virtual Cockpit da Audi – este usado pelo Urus.
A empresa alemã diz que a maior diferença é a opção de colocar imagens, como o mapa do GPS, integralmente na tela de TFT. Nos Audi – e, possivelmente, no Urus -, itens como velocímetro e conta-giros estão sempre aparentes.