Promoção: Revista em casa a partir de 10,99
Continua após publicidade

Lamborghini terá apenas esportivos híbridos a partir de 2024

Projeto batizado de "“Direzione Cor Tauri” vai eletrificar todos os novos veículos a partir de 2024

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 Maio 2021, 15h01 - Publicado em 19 Maio 2021, 07h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lamborghini Sian Frente

    O CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, apresentou hoje o “Direzione Cor Tauri”, seu plano estratégico que busca diminuir a emissão de CO2. Ele prevê tanto a eletrificação de toda a gama de esportivos da fabricante, como também ter uma abordagem mais sustentável e holística para a fábrica de Sant’agata Bolognese.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

    Serão investidos R$1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 9,6 bilhões segundo a cotação atual) em um plano dividido em três etapas. A primeira, entre 2021 e 2022, vai celebrar o período de sucesso da empresa até agora. Serão desenvolvidos motores para versões que homenageiam os produtos históricos do passado e presente da marca. Além disso, dois novos superesportivos com motor V12 serão anunciados ainda esse ano.

    Continua após a publicidade

    A segunda etapa será a de transição para os modelos híbridos plug-in. Até o final de 2024 a marca italiana pretende eletrificar toda a sua linha de veículos, começando já em 2023 com o lançamento do primeiro carro híbrido de produção em série.

    O foco será em manter a experiência de dirigir um superesportivo com motor a combustão. Para isso os engenheiros precisarão desenvolver alternativas para compensar o aumento do peso que as baterias trarão aos veículos. A Lamborghini estima que 50% da emissão de CO2 seja reduzida até o final de 2025.

    Vale ressaltar que a marca italiana já possui um modelo híbrido, o Sián. Mas em vez de ser um plug-in, o veículo trabalha com um supercapacitor, que armazena parte da energia produzida pelo motor a gasolina e a libera quando o carro acelera ou troca de marcha.

    Continua após a publicidade
    Stephan Winkelmann CEO da Lamborghini
    “Se olharmos para os desafios de amanhã, o maior, em nossa opinião, é o das emissões de CO2, e o objetivo de reduzi-los para nós é ainda mais desafiador e mais difícil porque somos uma empresa de carros superesportivos”, diz Stephan Winkelmann (Divulgação/Lamborghini)

    A terceira e última fase está prevista para o final desta década e consiste na criação do primeiro modelo totalmente elétrico. Porém, para o CEO da empresa, essa é a parte mais difícil. Em entrevista para a CNN Business, Stephan Winkelmann afirmou que os clientes aceitam bem a hibridização, já que ela mantém a experiência de dirigir um superesportivo. Mas a eletrificação completa não é muito bem vinda. “No final do dia, você precisa mudar tudo, [mas não] mudar nada”, diz Winkelmann.

    O modelo 100% elétrico está nas fases iniciais de desenvolvimento, segundo o CEO. Mas ele terá quatro lugares em vez de dois, como é de costume nos superesportivos. Isso é tudo o que se sabe sobre o futuro EV da Lamborghini, até mesmo o número de portas (duas ou quatro) está sendo decidido.

    Continua após a publicidade

    Audi e Porsche, que pertencem ao grupo Volkswagen, assim como a Lamborghini, já têm seus modelos totalmente elétricos que podem servir de base para o carro italiano. Tanto o Porsche Taycan como o Audi E-tron GT são modelos esportivos de quatro portas e se aproximam do que a Lamborghini pretende criar.

    sian
    Sián é o primeiro modelo híbrido da Lamborghini (Divulgação/Lamborghini)

    A principal aposta para a criação de um supercarro sustentável pode ser as baterias de estado sólido. Elas são menores e mais leves que as convencionais de íons de lítio, que são feitas com produtos químicos. O grupo Volkswagen é um dos principais investidores da QuantumScape, empresa que está desenvolvendo esse tipo de bateria.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas Abril
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    a partir de 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.