A reestilização de meia vida do Lamborghini Urus chegou acompanhada de nada menos que a configuração mais endiabrada da história do SUV, a Performante. Agora, pouco tempo depois, o modelo ganha também uma versão “de entrada”, que não deixa de ser extrema, mas tende mais ao luxo.
Como as aspas acima bem denunciaram, “versão de entrada” é apenas um modo de dizer, já que o Urus S, como é chamada a nova configuração, é relativamente mais “barato” do que o Performante: 195.538 euros (R$ 1.032.050 em conversão direta), contra 218.487 euros (R$ 1.153.174 em conversão direta) do topo de linha.
As diferenças, porém, estão na vocação de cada uma, já que o Urus S se dedica a um pacote mais voltado ao uso urbano, enquanto o Performante clama por um circuito fechado. Ambos os modelos são equipados com o mesmo motor V8 4.0 biturbo de 666 cv e 86,7 kgfm (16 cv a mais em relação ao Urus original).
De acordo com a marca, o S vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, contra 3,6 da versão anterior que ele sucede. Já o mais extremo chega aos 100 km/h em 3,3 segundos. A velocidade máxima da novidade é de 305 km/h. A diferença de peso é pouca: 2.197 kg no S e 2.150 no Performante.
Para a condução são quatro modos diferentes (Strada, Sport, Corsa e Ego) e outros três modos de tração – Neve, Terra e Sabbia.
O modelo segue as mesmas mudanças estéticas aplicadas ao apresentado há dois meses, com novos para-choques, faróis e lanternas com iluminação revista, e um misto entre apliques em preto brilhante, fosco, ou em fibra de carbono. A maior diferença visual para o Performante está no capô e no difusor traseiro, que não são de fibra de carbono no S. As rodas podem ser de 21, 22 ou 23 polegadas.
Por dentro, o SUV superesportivo ganha novas opções de acabamento, com combinações mais discretas de cores complementares ou, caso o comprador deseje, combinações mais contrastantes.