Land Cruiser volta mais barato, com estilo retrô e motor de Hilux e SW4
Clássico off-road ganha nova geração com homenagens ao passado e mais potente do que o Defender
O Toyota Land Cruiser está de volta. Após ter saído de linha em 2021, o ícone off-road que mantém a linhagem do Land Cruiser Prado vendido no Brasil nos anos 2000 ganhou uma nova geração com tecnologias contemporâneas. O mais legal é que ele ainda mantém a personalidade que sempre fez parte deste modelo nascido na década de 1950.
A oferta de motores é restrita, ao contrário da variedade de versões disponíveis. Para o mercado dos Estados Unidos, o que mais chamou atenção foi o preço. Há três anos, as últimas unidades do veículo eram tabeladas na casa dos 85.000 dólares, enquanto agora é possível encontrar configurações a partir de 50.000 dólares, equivalente a cerca de R$ 240.000.
Vale explicar que este Land Cruiser é posicionado abaixo do Land Cruiser 300, SUV mais luxuoso que foi atualizado há poucos anos.
O Land Cruiser chega às lojas norte-americanas apenas em março de 2024, com a opção do motor híbrido leve i-Force Max. Derivado da picape Tacoma, ele combina um propulsor 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros com uma bateria de 1,87 kWh. Esse conjunto desenvolve 331 cv de potência e 64,2 kgfm de torque máximo, e a transmissão é automática de oito velocidades.
Já na Europa, o modelo também será lançado no próximo ano, mas com o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, o mesmo da Toyota Hilux e do SW4 vendidos no Brasil. A Toyota confirmou que também lançará uma opção turbodiesel combinada com um motor elétrico de 48 volts, que também é esperado para a picape.
O projeto do Land Cruiser 2025 é baseado no Lexus GX, buscando entregar uma pegada “autêntica e atemporal” com componentes que mesclam estilos contemporâneos e clássicos.
A versão de entrada, por exemplo, tem o nome de “1958”. Ela possui faróis redondos e o nome da montadora em destaque na grade. A configuração vem com estofamento em tecido, central multimídia de oito polegadas, bancos dianteiros e volante com aquecimento, carregador de smartphone por indução e sistema de som com seis alto-falantes.
Já a configuração Land Cruiser (sim, há uma versão com o mesmo nome do carro) faz referência ao projeto FJ62 da década de 1980, e conta com faróis diferentes. Os bancos dianteiros podem ser aquecidos e ventilados, e têm ajustes elétricos. A tela multimídia é maior, com 12,3 polegadas, enquanto o sistema de áudio possui dez alto-falantes.
Existe também a opção do pacote premium, que inclui bancos aquecidos e ventilados revestidos em couro, head-up display, retrovisor digital, teto solar e sistema de áudio da JBL com 14 alto-falantes.
O rival do Land Rover Defender oferece ainda a opção “First Edition”, limitada a 5.000 unidades. Ela tem componentes off-road mais robustos, como protetor de cárter dianteiro, barras de proteção laterais e rack de teto funcional.
Toda a gama é equipada com pneus todo-terreno, e o conjunto de rodas pode variar de 18 a 20 polegadas. Há ainda sete alternativas de cores, algumas das quais permitem combinação com outra tonalidade para o teto.
Números off-road
O veículo, com 4,92 metros de comprimento, é 16 cm maior do que o Defender. Por outro lado, o entre-eixos de 2,85 m é 17 cm mais curto em relação ao rival britânico na configuração 110.
O Land Cruiser tem uma altura de 22,1 cm em relação ao solo. O ângulo de ataque é de 30º, enquanto o ângulo de saída é de 22º. Todas as versões vêm com controle de assistência em descidas e controle de cruzeiro em baixas velocidades, com foco no off-road.
Outros sistemas dinâmicos do carro fazem parte do pacote Toyota Safety Sense 3.0, que inclui assistente de manutenção em faixa, sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, além de um controle de cruzeiro adaptativo convencional. O pacote também oferece faróis altos automáticos, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.
O veículo, baseado na plataforma TNGA-A, possui uma maior quantidade de aços de alta resistência, além de um novo ajuste de suspensão dianteira baseada em amortecedores mais robustos.
Outros itens que compõem o caráter fora de estrada do modelo são o seletor de terreno e o engate para reboque. O Land Cruiser é capaz de tracionar até 2.722 quilos.
A Toyota afirmou que disponibilizará mais de 100 acessórios, incluindo protetores de cárter e barras de proteção laterais para deixar o modelo ainda mais aventureiro.