A Land Rover Brasil convocou nesta quinta-feira (7) os proprietários dos modelos Ranger Rover Discovery 4 (ano/modelo 2015) a entrarem em contato com uma concessionária da marca para atualização do módulo do sistema de freios ABS. Os automóveis envolvidos no recall foram fabricados de agosto de 2014 a fevereiro de 2015 e possuem chassis de SALLAJAV5FA731301 a SALLAAAF6FA761394.
No comunicado, a montadora informa ter verificado a possibilidade do módulo do sistema de freios ABS permanecer ativo além do tempo projetado, mesmo com o carro desligado, enquanto os demais módulos do veículo permanecem inoperantes. Durante este período, o módulo do sistema de freios ABS realiza rotinas de autodiagnóstico, mas ao não detectar os demais componentes, resulta em falhas.
Nesta situação, a luz do controle eletrônico de estabilidade (DSC) ficará acesa no painel e o sistema de suspensão pneumática ficará no modo de segurança. O controle da estabilidade de inclinação (YSC), o controle eletrônico de tração (ETC) e o sistema de saída gradativa serão desativados, e não atenderão os requisitos mínimos de estabilidade. O resultado disso é o aumento significativo do risco de acidentes, com possibilidade de danos aos ocupantes do automóvel e/ou a terceiros.
Para checar se o veículo está envolvido na campanha, a Land Rover disponibiliza o telefone 0800-012-2733, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, além do e-mail cliente@landrover.com.br e o site https://www.landrover.com.br.