Land Rover Defender 130 é ainda maior e leva até oito pessoas
Terceira fileira leva mais três ocupantes, que têm à disposição ar-condicionado, portas USB e teto solar exclusivo
Se o Land Rover Defender 110 (a versão intermediária do SUV) já soa como um exagero por suas dimensões, o novo Defender 130 mostra que ainda havia espaço (literalmente) para mais. A nova configuração pode levar até oito pessoas divididas em três fileiras.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Não há como começar a falar do Defender 130 senão pelas dimensões: ele passa a ter 5,36 metros de comprimento. Os 34 centímetros adicionais em relação ao 110 estão na traseira e, assim, o entre-eixos permanece o mesmo, de 3,02 metros. Os 1,97 m de altura também são os mesmos.
As medidas ficam ainda mais assustadoras quando o Defender 90, a versão de duas portas, é considerada: a 130 é 78 centímetros maior no comprimento e 44 cm no entre-eixos. Tudo isso para levar sem aperto até oito pessoas.
No desenho, o modelo só ganha alterações na parte inferior da traseira, com um ângulo mais pronunciado que não prejudica o bom (e necessário) ângulo de saída, evitando que o grande balanço traseiro raspe em rampas. No mais, com exceção de cores e acabamentos exclusivos, tudo permanece como nas demais versões.
Por dentro a Land Rover promete um espaço “impressionante” e largura suficiente para levar, confortavelmente, até três adultos na terceira fileira. Além da grande área lateral envidraçada, o teto do Defender 130 ganha um segundo teto solar exclusivo para a terceira fileira – além do padrão para as demais fileiras. Há também saídas de ar-condicionado para quem vai no “fundão”. Apesar disso, ele perde as claraboias laterais, presentes nas demais versões.
Outra promessa da marca está na facilidade de acesso aos bancos extras, com uma boa abertura das portas, a suspensão pneumática que pode reduzir a altura e o deslizamento da segunda fileira, que pode ser dobrada para facilitar ainda mais a entrada dos ocupantes. Mesmo com as três fileiras em uso, o porta-malas oferece 389 litros.
Gasolina ou diesel, mas sempre off-road
O Defender 130 pode ser equipado com quatro opções de motorização, todas 3.0 de seis cilindros com sistema híbrido-leve. São duas a gasolina, a P300 (com 300 cv e 47,9 kgfm) e a P400 (com 400 cv e 56 kgfm), e duas a diesel, a D250 (com 250 cv e 61,2 kgfm) e a D300 (com 300 cv e 66,3 kgfm).
De acordo com a Land Rover, o Defender 130 P300 vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos, contra 6,6 segundos do P400. Entre as versões a diesel, a D250 chega aos 100 km/h em 8,9 segundos, contra 7,5 da D300.
Todas as configurações têm tração integral e câmbio automático ZF de oito marchas, além do sistema de suspensão pneumática eletrônica, que se ajusta de acordo com o modo de condução e terreno escolhido. Ou seja, mesmo com a vocação de levar grandes famílias, o modelo também é capaz de enfrentar todo tipo de situação.