Não são de hoje os relatos de roubos de faróis, logotipos e outras peças de carros de luxo. Mas, recentemente, relatos de furtos de faróis têm voltado a aparecer nas redes sociais. Donos de Porsche Cayenne são vítimas recorrentes, mas outros carros de luxo também estão se tornando alvo.
O Range Rover Sport 2018 da empresária Maíra Nóbrega, 32 anos, teve os faróis de neblina e molduras dos mesmos, e a grade inferior roubados em dezembro na capital paulista.
“Estacionei em uma rua tranquila do Real Parque, na zona oeste de São Paulo, e quando voltei já tinham feito o estrago”, afirma Maíra. O prejuízo, segundo a empresária, já passa de R$ 30.000 e os faróis foram comprados fora da concessionária, pois a mesma cobrou R$ 87.000 no par.
O foco ainda são os Cayenne
O caso não é novidade para a empresária, que já havia sido vítima de furto dos faróis de um Porsche Cayenne em 2019, também em São Paulo.
E ela não é a única. A oficina Flacht Motorsport, especializada em Porsche, relata que é comum receber Cayenne sem os faróis e os roubos têm sido cada vez mais frequentes em São Paulo. Mas os casos não se limitam a São Paulo: neste mês, a Polícia Civil do Paraná prendeu um homem suspeito do furto dos faróis de um Cayenne em Curitiba.
Já aconteceu conosco, também, em 2018, durante o teste de um Porsche Cayenne. “Estava estacionado na avenida República do Líbano, em Moema, e mesmo estando perto do carro não vi a ação pois foi muito rápida”, lembra o editor Henrique Rodriguez. Os dois faróis foram retirados sendo forçados por algo como uma chave de fenda, sem danificar muito a lataria.
Há cerca de um ano, o rapper Salvador da Rima também foi vítima do mesmo golpe e chegou a publicar um desabafo em suas redes sociais. O roubo das duas peças completas do seu Cayenne aconteceu no Itaim Paulista, na zona Sul de São Paulo.
O preço do farol evidencia a razão por ele ser tão visado. O farol esquerdo de um modelo 2019 custa cerca de R$ 50.000.
É só colar?
A facilidade de retirar os faróis do Cayenne está relacionada à forma como é fixado ao carro e é um problema em todo o mundo – e que se estende ao VW Touareg. E a motivação é inusitada: lá fora, os faróis são usados no cultivo de maconha. Mas há quem tenha encontrado um jeito de evitar o prejuízo.
Muitos proprietários estão simplesmente colando os faróis à carroceria. É isso mesmo. Algumas empresas de blindagem oferecem esse serviço para evitar o transtorno do furto. E foi isso que a advogada Francisca Muraca, 54 anos, fez com seu Mercedes B 200 2015.
“Em março de 2019 levaram a estrela, que é embutida na grade frontal do carro, e o prejuízo foi de mais de R$ 1.500”, afirma. Foi após o ocorrido que ela contratou o serviço de colagem dos faróis e do emblema da Mercedes.
“Deu certo até o último dia 26, quando levaram a parte cromada do emblema da Mercedes”, diz Francisca, que ficou aliviada por não terem roubado o logo inteiro como da vez anterior.