O Latin NCAP, órgão independente que avalia a segurança de carros vendidos na América Latina e no Caribe, divulgou uma nova rodada de testes de colisão com dois SUVs compactos vendidos na região: o Volkswagen Taigun, que nada mais é do que o T-Cross fabricado para o mercado indiano, e o Jeep Renegade.
Enquanto o Volkswagen Taigun recebeu cinco estrelas, o Jeep Renegade recebeu apenas uma estrela e foi duramente criticado pela entidade. O detalhe é que o Latin NCAP avaliou uma unidade Jeep Renegade 1.8, que saiu de linha no final de 2021 e os itens que antes eram opcionais incipientes na linha, hoje são de série em todas as versões.
O carro foi fabricado no Brasil e comprado pelo órgão no Panamá, e é de uma versão básica, com apenas dois airbags. No teste, o carro obteve apenas 48,71% de proteção a ocupantes adultos, 66,71% a crianças, 45,32% a pedestres e vulneráveis das estradas e 55,81% para sistemas de assistência à segurança.
O relatório aponta que no impacto frontal o Renegade apresentou proteção adequada a boa para adultos e, no impacto lateral, garantiu boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão. O teste de impacto lateral contra poste não foi feito, pois na época que esta unidade foi fabricada os airbags laterais e de cortina eram opcionais.
O Latin NCAP ainda avaliou o controle de estabilidade, que teve bom desempenho e atingiu uma velocidade máxima de 85 km/h e 70 km/h nos testes da ADAC e do consumidor, respectivamente. Por outro lado, as tecnologias de frenagem autônoma de emergência (AEB) e de assistência do motorista (ADAS) ainda eram opcionais e não cumpriam o índice mínimo de presença nas unidades vendidas (60% dos carros) e não foram considerados na pontuação final. Daí vem a nota de apenas uma estrela.
O detalhe é que todos os Jeep Renegade fabricados a partir de 2022, já com o motor 1.3 turbo e visual atualizado, passaram a ser equipados com seis airbags e frenagem autônoma de emergência, além de alerta de saída de faixa e detector de fadiga em todas as versões, independente do país para onde é exportado.
Ou seja, testaram um carro que não está em produção desde 2021 (mas ainda está encalhado no Panamá) em vez de testar o carro atualizado após o lançamento do mais recente protocolo de avaliação do Latin NCAP, em vigor desde o final de 2020.
O Latin NCAP pode ter percebido isso e diz ter procurado a Stellantis para que participassem de uma avaliação voluntária (ou seja, fornecendo o carro para o teste de colisão) para realizar mais testes de colisão nos equipamentos de segurança que antes eram opcionais e hoje são de série, mas a fabricante não aceitou.
Resultados vencidos
Outra crítica do Latin NCAP à Stellantis é para o uso incorreto dos resultados de teste de colisão anterior. Isso porque até então o Jeep Renegade havia sido testado apenas em 2015, quando obteve cinco estrelas no protocolo da época, e a fabricante só pode usar o resultado para fins de publicidade e marketing nos quatro anos seguintes.
Contudo, de acordo com o Latin NCAP o resultado continua sendo usado até hoje em alguns mercados da América do Sul e Caribe e com adaptações não autorizadas.