Prometido pela marca como “a forma mais luxuosa de se percorrer uma trilha”, o novo Lexus GX representa a primeira mudança do grande SUV em 14 anos. Entre as novidades, além da aparência mais moderna e da aplicação de mais tecnologia, a linha 2024 destaca a aposentadoria do antigo motor V8.
Posicionado acima do Lexus LX, o GX, que não era atualizado desde 2009, incorporou um design mais moderno e parrudo, mantendo o visual geral “quadradão” da antiga geração. Os recortes estão ainda mais angulosos e as janelas das portas traseiras formam um degrau.
Na dianteira, a grade de formato irregular dá sequência aos faróis, full led. Abaixo dos faróis há ainda outra entrada de ar. A traseira é marcada por pequenas lanternas, que se unem por uma faixa iluminada que atravessa a tampa do porta-malas, esta de caimento bem vertical.
O SUV é um pouco mais longo (7 cm) e largo (9,5 cm) que a versão anterior. Sendo assim, tendo: 5,05 m de comprimento; 2,11 m de largura; e 1,91 m ou 1,93 m de altura, dependendo do pneu utilizado. Como padrão, as rodas são de 18 polegadas.
Por dentro, o novo GX tem um painel bem vertical, com uma grande central multimídia de 14 polegadas equipada com Apple Carplay e Android Auto, volante multifuncional, quadro de instrumentos digital e carregador de celular por indução. Há poucos comandos por botões físicos, entre eles os dedicados ao sistema off-road, dispostos perto do câmbio.
Além de toda tecnologia, o SUV possui espaço para até 7 passageiros (ou 6, caso opte por poltronas individuais na segunda fileira), bancos rebatíveis na proporção 60:40, inversor de 120V para carregar dispositivos que necessitem de maior corrente, 12 porta-copos e 6 portas USB.
O novo Lexus GX mantém a estrutura de carroceria sobre chassi e o sistema 4WD em tempo integral, e agora vem montado na nova plataforma GA-F, que é utilizada no LX. Mas a novidade mesmo ficou para o motor. A troca do V8 pelo V6 pode fazer os entusiastas se desanimarem, mas o o SUV ficou mais potente com o novo motor.
O V6 3.6 biturbo mais do que compensa a saída de dois cilindros. Com potência de 349 cv e 66,2 kgfm de torque, o carro é quase 50 cv mais potente que o antigo V8. Posteriormente, é possível que tenhamos uma versão híbrida do modelo. A Lexus não divulgou números de desempenho.
Além do sistema de tração já mencionado, o motor V6 é acoplado a um câmbio automático de 10 velocidade. A capacidade de reboque agora é avaliada em 3,6 toneladas para modelos com o engate de reboque padrão.
O Lexus GX 2024 será oferecido em seis versões (Premium, Premium+, Luxury, Luxury+, Overtrail e Overtrail+) e estará à venda no início de 2024, com a montagem ocorrendo na fábrica de Tahara, no Japão. Até o momento, não foram anunciados os valores e não há previsão de lançamento no Brasil.