LITO SORA: uma moto elétrica invocada
Motocicleta 100% elétrica é feita no Canadá e atinge 200 km/h
A empresa canadense LITO Green Motion tirou os planos do papel e criou a motocicleta elétrica SORA. O único problema dessa moto 100% elétrica é o seu preço, bastante salgado: na Espanha, ela está disponível por 36.500 euros, mais os impostos.
Com pinta de muscle bike, a LITO SORA possui um motor trifásico de corrente alternada (AC) com refrigeração líquida, capaz de gerar um torque máximo de 8,16 kgf.m a 6.000 rpm. Segundo a fabricante, a SORA pesa 240 kg, faz de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h. Tudo isso com transmissão por correia e câmbio automático CVT.
Veja a galeria de fotos da LITO Green Motion SORA:
Equipada com uma bateria de polímero de lítio de 12 kWh, a LITO SORA apresenta uma autonomia máxima de 300 km com apenas uma carga. Para ficar com a carga completa, é preciso deixá-la pelo menos 8 horas carregando.
Por este preço, é lógico que essa moto elétrica integra sistemas de conforto. Além da altura do assento ser ajustável eletricamente, a SORA tem uma tela sensível ao toque de 5.7 polegadas com GPS integrado e entrada USB. Ela também tem uma interface do Safe Range System, sistema que calcula a energia necessária para chegar a determinado lugar com a autonomia restante.
Com rodas de 17 polegadas, a SORA está equipada com freio a disco duplo de 310 mm na roda dianteira, e disco simples na traseira. Ela conta ainda com garfo invertido de 43 mm completamente ajustável.
Veja o vídeo da LITO SORA: