Longe do Brasil, Kia Soul tem novo visual e perde 1.6 turbo na linha 2023
Modelo que saiu de linha recentemente no Brasil não está na lista de lançamentos confirmados para nosso mercado, onde a Kia aposta nos híbridos
O Kia Soul tem uma história recente de idas e vindas no mercado brasileiro. Mas no exterior o modelo acaba de estrear na linha 2023. Ele ganhou visual mais moderno e adequado à nova identidade visual da marca sul-coreana, mas perdeu o motor turbo e a versão aventureira X-Line.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O logo da montadora deixou o capô para ficar posicionado na grade, que continua fina e alinhada ao novo conjunto de faróis. Mas a mudança mais enfática está na entrada de ar inferior, que é o item mais volumoso da parte frontal e tem diversos adornos que remetem a um ‘X’.
Já a extremidade traseira tem uma pegada semelhante à linha anterior, que foi lançada no Brasil em janeiro de 2021, mas logo deixou de ser vendida. A alteração mais notória está no para-choque, que não tem mais aparatos plásticos e conta com um escapamento central.
A cor azul Surf à mostra nas fotos é mais uma novidade da nova linha, assim como a cor branco Clear. Ambas são oferecidas em parceria com o teto preto.
O modelo está disponível em quatro versões. Todas são equipadas com o motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros que desenvolve 149 cv de potência a 6.200 rpm. O torque é de 18,1 kgf.m a 4.500 rpm transferido para o eixo frontal por meio de um câmbio automático do tipo CVT.
Isso quer dizer que sai de cena o motor 1.6 turbo de 203 cv de potência. A opção de transmissão manual já havia sido aposentada na linha anterior.
Mais tecnológico
Além do tapa no visual, as novidades mais relevantes do Kia Soul 2023 ficam por conta do pacote de itens de assistência dinâmica. O modelo vem de série com sistema de frenagem de emergência com detector de pedestres, assistente de manutenção em faixa, farol alto automático e alerta de objetos deixados no banco traseiro.
Existe ainda um pacote opcional que inclui monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro. Esses itens já estão inclusos na versão topo de linha GT-Line, que oferece ainda piloto automático adaptativo e sistema de som Harman/Kardon.
O interior é praticamente o mesmo e tem como destaque uma central multimídia de 10,25 polegadas.
Não existe previsão para venda do crossover no Brasil. Ele deixou a gama nacional em maio de 2020, voltou no ano seguinte, mas logo saiu do catálogo da marca, que conta com sete veículos atualmente.
Mas essa lista vai aumentar em breve. QUATRO RODAS já testou o elétrico EV6, que está em fase de homologação e deve chegar às lojas em 2023. Também já foram confirmados a nova geração do Sportage, além da estreia dos SUVs Niro e Seltos.
O famigerado Sportage e o inédito Niro serão oferecidos somente em versões com motorização híbrida. Quanto ao Seltos, é possível dizer que já exista uma certa familiaridade com o público brasileiro, uma vez que ele tem a mesma plataforma do Hyundai Creta.