Marc Márquez (Repsol Honda Team) chegou em terceiro, mas se proclamou Campeão do Mundo depois de uma emocionante corrida de MotoGP em Valência, vencida por Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing), com Dani Pedrosa terminando em segundo. Foi uma guerra de nervos diante dos 100.000 fãs que desfrutaram de vários duelos de alta tensão.
A largada, como durante todo o ano, foi o ponto forte de Lorenzo e o fraco de Márquez. Logo na primeira curva o espanhol da Yamaha já ocupava a liderança, seguido por Pedrosa e Márquez em terceiro duelando com Alvaro Bautista.
Lorenzo escolheu diminuir o ritmo nas primeiras voltas, para ter um grupo numeroso no pelotão. Pedrosa tentou ultrapassá-lo várias vezes, e até conseguiu, mas o piloto da Yamaha dava o troco sempre na próxima curva. Às vezes de forma muito agressiva.
Até que uma das ultrapassagens Lorenzo tocou Pedrosa, que saiu da pista passou para o quinto lugar, atrás de Rossi e Bautista. A direção de corrida vai investigar o incidente.
Então o espanhol da Yamaha mudou de tática e decidiu acelerar firme para vencer a corrida. Ele escapou do pelotão e triunfou em Valência. Márquez administrou o terceiro lugar, sem se preocupar em ser quinto, resultado que seria suficiente para deixá-lo com o título.
Marc Márquez se tornou o mais jovem Campeão Mundial de MotoGP, logo em sua estreia na categoria principal. Com este título, o espanhol da Honda se converteu em tricampeão mundial, já que conquistou os títulos da Moto2 e Moto3 em 2012 e 2010, respectivamente.
Veja o resultado completo da corrida e a classificação final do Mundial de MotoGP de 2013!