Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Lotus Emira terá motor 2.0 mais potente do mundo… só que mais fraco

Último veículo a gasolina da Lotus terá o motor quatro cilindros mais potente do mundo, mas terá sua potência reduzida para não ofuscar a versão mais cara

Por João Vitor Ferreira
17 mar 2022, 18h10
Lotus Emira
 (Divulgação/Lotus)
Continua após publicidade

A Lotus parece confiante com seu novo modelo de entrada. Não apenas por ser seu último carro a gasolina, como também por substituir três ícones da marca, Elise, Exige e Evora.  É uma missão muito difícil para o Emira.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Para isso, a marca britânica não mediu esforços e vai oferecer logo duas opções de motor. O primeiro é um conhecido da casa e equipou o Exige e Evora: o V6 3.5 da Toyota, que no Emira terá 405 cv e 43,8 kgfm. A transmissão será manual ou automática, mas sempre com 6 marchas, permitindo um 0 a 100 km/h em até 4,2 s e velocidade máxima de 290 km/h, de acordo com a Lotus.

Até aí tudo bem. Mas a novidade mesmo está na versão de entrada, que virá um pouco depois. A segunda opção de motor será o quatro cilindros em linha 2.0 da Mercedes-AMG, o mesmo que equipa o Mercedes-AMG CLA 45.

Lotus Emira frontal
A Lotus se inspirou no seu hipercarro elétrico, Evija, para criar o design do Elmira (Divulgação/Lotus)

A Lotus está chamando esse motor de “o quatro cilindros mais poderoso do mundo” e com razão, já que nos veículos da Mercedes ele chega a produzir 421 cv. O problema é que isso não se repetirá no Emira: a Lotus diz ter feito alguns ajustes para que o motor combinasse melhor com seu carro, com isso ele irá gerar “apenas” 360 cv.

Lotus Emira lateral
O conjunto da Mercedes foi adaptado no Emira para se adequar ao veículo e não ficar mais potente que a “First Edition”, disponível com motor Toyota (Divulgação/Lotus)
Lotus Emira painel e volante
(Divulgação/Lotus)

Mas qual o intuito do downgrade? Primeiro, porque não faria sentido a versão de entrada ser mais potente que a topo de linha. Mas também existem particularidades no layout do Emira que podem ter colaborado para essa redução de potência.

Lotus Emira interior bancos
(Divulgação/Lotus)

Nos veículos da Mercedes, o motor é construído na frente e sua força é distribuída para as quatros rodas. A nova arquitetura de alumínio da Lotus não permite essas cconfiguração. O Emira será um esportivo de tração traseira e com o motor central-traseiro, instalado logo atrás do banco do motorista e do carona.

Inclusive, o layout do Emira pode surtir efeitos até na transmissão de dupla embreagem e oito velocidades, também da AMG. Embora não saibamos como o conjunto irá funcionar, existe a possibilidade dessa configuração “patrocinada” pela Mercedes ter desempenho melhor do que a versão mais potente. Vale ressaltar que apenas os números da versão V6 foram especificados pela Lotus.

 

Lotus Emira traseira
As saídas do escapamento são de titânio e todas a luzes são de LED (Divulgação/Lotus)

O quatro cilindros poderá ser encomendado nos EUA a partir de 8 de abril e as entregas devem começar no final de junho. Seus preços partem dos 59.995 libras, ou aproximadamente R$ 398.300 em conversão direta. Já a versão V6, chamada de “First Edition”, chegará a partir do final de março, com valor inicial de 75.995 libras, cerca de R$ 504.600. 

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.