Lotus estreia no mundo dos SUVs com elétrico de 600 cv e quatro portas
Lotus Eletre dita o futuro da marca: produção na China, tecnologia avançada e design que aproveita as características exclusivas dos elétricos
O dia 29 de março de 2022 ficará marcado na história da Lotus. Nesta terça-feira, a marca revelou o inédito Eletre, que chega para ser pioneiro em vários aspectos. Ele não apenas é o primeiro SUV da marca, como ainda é o primeiro Lotus de série com quatro portas e um dos seus primeiros carros elétricos.
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Com um motor em cada eixo e uma consequente tração integral, o Eletre atinge cerca de 603 cv na versão de lançamento. Graças aos 100 kWh de bateria, é possível andar aproximadamente 600 km com uma única carga e, no carregamento na potencia máxima de 350 kW, bastam 20 minutos na tomada para se ter 400 km de alcance.
SUV poroso
O design do Eletre aproveita a eletrificação sem perder o DNA da Lotus, que construiu um utilitário em fibra de carbono e alumínio para economizar peso. Chamado de “poroso” pela marca, o SUV possui entradas de ar ao redor de toda a carroceria, a fim de criar “estradas” para o fluxo de ar.
Seja no capô, para-choque dianteiro ou até nas lanternas traseiras móveis, não faltam buracos pelos quais o ar é gentilmente desviado para maximizar a aerodinâmica do modelo. As luzes de freio, inclusive, não são apenas móveis como também nem sempre vermelhas, e servem para compor um show visual quando o carro é ligado.
Por estilo e eficiência, os retrovisores foram substituídos por um trio de câmeras cada, e os sensores — que incluem o complexo lidar — só emergem quando necessários. Segundo Ben Payne, que comandou o projeto do Lotus Eletre, “esse design ditará os rumos que seguiremos”.
Interior do Lotus Eletre
Internamente, a Lotus optou por tecidos premium que substituem couro, economizando cerca de 50% do peso gasto com estofamento. Em vez do conhecido padrão da fibra de carbono, o requintado material é reaproveitado das fábricas da Lotus, que o processa até atingir aspecto de mármore negro.
Para reduzir ainda mais o peso, o Eletre tem quadro de instrumentos simplista e uma larga central multimídia de 15,1’’ com tela OLED. Nela, apenas três toques no display realizam até 95% das funções, que também são comandadas por alguns botões analógicos.
As tiras de leds da cabine não apenas decoram o Eletre, mas servem para indicar aspectos como temperatura e realidade aumentada. As luzes também pulsam para acompanhar a voz do assistente virtual, que recebe atualizações via internet.
Vendas
“Nascido britânico, criado globalmente”, o Lotus Eletre já está à venda. O modelo será produzido em Wuhan, China, e terá entregas aos primeiros compradores a partir do ano que vem.