Maioria das trocas de baterias de carros elétricos é feita em garantia
Estudo monitora 15.000 carros elétricos para medir a durabilidade das baterias a longo prazo, mas resultados ainda podem ser inconclusivos
Com a frota de carros elétricos e híbridos ainda muito jovem no mundo todo, a maioria das trocas das baterias defeituosas é feita ainda na garantia. É o que mostra um estudo da Recurrent, empresa que tentou descobrir quanto dura a bateria de um carro elétrico com uma amostra de 15.000 carros fabricados entre 2011 e 2022.
O documento diz que a troca de baterias ainda é rara. Dos 15.000 veículos acompanhados, somente 1,5% fizeram a substituição mesmo considerando os recalls do Chevrolet Bolt e do Hyundai Kona para a troca da bateria.
A maioria das trocas foi coberta pela garantia, pois os carros elétricos e híbridos ainda não saíram dela. Vem daí a dificuldade em descobrir a durabilidade exata da bateria de um carro elétrico.
“O melhor que podemos fazer é observar a aparente degradação dos carros que estão nas ruas. E mesmo essa observação pode ser um desafio, já que a maioria dos elétricos rodam há menos de seis anos, sendo 30% deles vendidos em 2022”, diz o relatório da Recurrent.
Segundo a empresa, as fabricantes preveem uma durabilidade ao redor dos 20 anos para as baterias dos carros elétricos, mas a observação mostra que elas poderiam ir mais longe, já que poucas foram substituídas, mesmo com o fim das garantias.
O período mínimo para a garantia das baterias de carros elétricos nos Estados Unidos é de oito anos ou 100.000 milhas (cerca de 161.000 km). Empresas como a Rivian dão 10 anos ou 175.000 milhas (282,000 km).
Entre os modelos analisados, os que mais trocaram as baterias sem estarem envolvidos em recalls foram os Nissan Leaf, Tesla Model S e Jaguar i-Pace.