Lançado no início de 2019, o Fiat Argo Trekking ajudou o compacto a se tornar um carro mais aspiracional e vinha fazendo relativo sucesso. Mas o hatch aventureiro ficou em maus lençóis com o lançamento do Fiat Pulse.
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O Argo Trekking 1.3 custa a partir de R$ 78.990 e o Fiat Pulse parte dos R$ 79.990 na versão 1.3 manual. Ainda é mais equipado e tem mesma mecânica do Trekking de entrada.
Bem, quase a mesma. O Fiat Pulse 1.3, tanto com câmbio manual de cinco marchas quanto com o novo automático CVT (R$ 89.990), estreia uma nova configuração do motor 1.3 8V Firefly, com menos potência e torque. De acordo com a Fiat, a mudança foi feita pra que o motor se enquadre nas normas do Proconve L7.
“O novo Fiat Pulse foi projetado para atender às novas regulamentações de emissões que passarão a vigorar em 1º de janeiro de 2022. Por conta disso, o motor 1.3 Firefly passou por ajustes que alteraram alguns parâmetros de potência e torque”, diz o posicionamento oficial da fabricante.
Os ajustes foram feitos especialmente no mapa da injeção. Se um Argo 1.3 (e qualquer outro Fiat com este motor, como a Strada) entrega 109 cv com álcool e 101 cv com gasolina, no Pulse o motor 1.3 entrega 107 cv e 98 cv, respectivamente, na mesma faixa de rotação: 6.250 rpm.
O torque também caiu: antes eram 14,2 kgfm com álcool e 13,7 kgfm com gasolina, sempre a 3.500 rpm. Agora são 13,7 kgfm com álcool a 4.000 rpm e 13,2 kgfm a 4.250 rpm com gasolina. Ou seja, o torque está menor e o pico está em rotação mais alta. Em tese, o torque em baixas rotações era o forte deste motor.
Pode-se dizer que esta é uma desvantagem momentânea do Fiat Pulse. Se a Fiat quiser vender seus carros legalmente, terá que aplicar esta nova configuração do motor 1.3 Firefly no Argo, no Cronos e na Strada. E não custa lembrar que todos eles também receberão versões com câmbio automático CVT. Todos eles serão mais fracos.
Como fica o desempenho e consumo do Pulse 1.3?
Quatro Rodas ainda não teve contato, tampouco testou o Fiat Pulse com motor 1.3. A fabricante italiana quis destacar as versões com motor inédito, o 1.0 turbo de 130 cv, neste primeiro momento. Contudo, a Fiat divulgou números de consumo e desempenho usados para a homologação do seu SUV compacto. Abaixo, uma tabela comparando os números (também de fábrica) com Argo 1.3 e Argo Trekking 1.3.
Medição | Pulse 1.3 MT | Argo 1.3 MT | Argo Trekking 1.3 MT |
0 a 100 km/h (etanol) | 11,7 s | 10,8 s | 10,8 s |
0 a 100 km/h (gasolina) | 12,2 s | 11,8 s | 11,8 s |
Velocidade máxima (etanol) | 178 km/h | 184 km/h | 184 km/h |
Velocidade máxima (gasolina) | 174 km/h | 180 km/h | 180 km/h |
Consumo urbano (etanol) | 9,1 km/l | 9,2 km/l | 9,2 km/l |
Consumo urbano (gasolina) | 12,6 km/l | 12,9 km/l | 12,9 km/l |
Consumo rodoviário (etanol) | 10,1 km/l | 10,2 km/l | 10,2 km/l |
Consumo rodoviário (gasolina) | 14,7 km/l | 14,3 km/l | 14,3 km/l |
Vale considerar que o Fiat Pulse 1.3 tem câmbio com relações específicas. Sua relação de diferencial final foi encurtada, enquanto as quarta e quinta marchas foram alongadas. Desta forma, o câmbio do Pulse é mais curto da primeira à terceira marcha.
Fiat Pulse 1.3 MT | Fiat Argo 1.3 MT |
1ª – 4,273 2ª – 2,429 3ª – 1,520 4ª – 1,029 5ª – 0,756 Ré – 4,200 Diferencial – 4,699 |
1ª – 4,273 2ª – 2,316 3ª – 1,444 4ª – 1,029 5ª – 0,795 Ré – 4,200 Diferencial – 4,200 |
Fiat Pulse é bem mais equipado
Carro recém-lançado é uma beleza. Ainda não passou por corte nos pacotes de equipamentos ou aumento nos preços. E enquanto não há aumento, os preços são agressivos.
O Argo Trekking custa R$ 1.000 mais barato que o Pulse, mas a versão básica tem rodas de aço aro 15 com calotas e o único pacote opcional, kit Trekking Plus (R$ 4.090) inclui rodas de liga leve aro 15 e câmera de ré.
Contudo, mesmo a versão de entrada do Fiat Pulse tem de série rodas aro 16, quatro airbags, ar-condicionado automático, faróis e lanternas de led, bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro (TC+) e central multimídia maior e mais moderna: em vez de 7 polegadas, tem 8,4 e Android Auto e Apple Carplay sem fio.
A vantagem do Argo Trekking é ter faróis de neblina, item que só o Pulse topo de linha tem (assim como a direção com ajuste de profundidade.
A Fiat não assume a morte do Argo Trekking. Durante o lançamento do Pulse, disse que deixará a opção para que o consumidor faça sua escolha. Se o consumidor souber escolher, o Argo Trekking sairá de linha antes mesmo de receber o motor 1.3 mais fraco.
E como ficam os Argo Trekking 1.8?
Quem for ao configurador do site da Fiat verá que todos os Argo e Cronos com motores 1.0 e 1.3 já são 2021/2022. Mas os 1.8 ainda são modelo 2021. E o motivo é o mesmo que culminou na redução de potência no motor 1.3: o Proconve L7.
Hoje o motor 1.8 (139 cv e 19 kgfm) só é mantido em linha por conta da oferta do câmbio automático de seis marchas. A demanda de câmbio automático será suprida pelo lançamento do motor 1.3 com câmbio CVT no hatch e no sedã, conforme antecipado por Quatro Rodas. Mas os Argo Trekking 1.8 automático (R$ 93.290), assim como o Argo HGT automático (R$ 94.890) deixarão de fazer sentido.
Será que vem um Argo HGT 1.0 turbo com 130 cv por aí?